sábado, 24 de maio de 2008

HOMENAGEM À FAMÍLIA MATRAQUILHENSE

No passado dia 10 de Maio 2008, na Sociedade da Terra-Chã, reuniu-se a família matraquilhense para homenagear a época desportiva 2007-2008.

Após um breve discurso, sempre emocionado do Presidente Sérgio Lima e do Treinador Paulo Vieira, reflectindo o percurso do Matraquilhos Futebol Clube na época finda, a Direcção MFC procedeu à homenagem dos principais artistas, os nossos atletas e, como surpresa foram igualmente homenageadas "as matraquilhas".

Sem mais palavras deixamos aqui alguns dos momentos em que uma vez mais partilhámos os valores em que acreditamos e nos quais queremos crescer:


  • União
  • Espírito de equipa
  • Dinamismo
  • Competitividade
  • Desportivismo

De facto num ano de estreia nas provas sob a égide da AFAH, o 5.º lugar obtido na classificação do Campeonato Futsal Ilha Terceira 07-08 é para mais tarde recordar...

Neste contexto, presenteamos os nossos visitantes com os momentos de uma época que marcará a história do nosso clube.



Matraquilhando, matraquilhemos o Matraquilhos

segunda-feira, 12 de maio de 2008

DADOS ESTATÍSTICOS ÉPOCA 2007-2008

Passamos apresentar os dados estatísticos do Matraquilhos Futebol Clube referentes ao Campeonato Futsal Ilha Terceira 2007-2008.


Deixamos aqui alguns números da primeira época federada do MFC e, à qual nos orgulhamos.
GRÁFICO DE DESEMPENHO
ESTATÍSTICAS

5.º Classificado
54 Pontos
28 Jogos realizados
1.93 Pontos/Jogo
GM
93 GS 47 Golos
3.32:1.68 Golos/Jogo
16 (57,14%) Vitórias
9:0 vs. Clube Naval (C) Maior vitória
6 (21,43%) Derrotas
1:5 vs. União Praiense (F) Maior derrota

MELHORES MARCADORES MFC

n.º 8 Armindo - 22 golos

n.º 11 Pedro Tavares - 20 golos

n.º 17 Zézinho - 14 golos

n.º 3 Marco - 11 golos

n.º 7 César Costa - 9 golos

n.º 10 Emanuel - 5 golos

n.º 16 Ferreira - 4 golos

n.º 13 Nuno Vieira - 4 golos

n.º 9 Rúben Lima - 3 golos

n.º 1 Ricardo Martins - 1 golo

Curiosidade: O primeiro golo oficial do Matraquilhos foi marcado por Emanuel Leal, camisola 10.

A Direcção MFC vem por este meio expressar agradecimento e consideração perante todas as pessoas que se apresentaram nos vários pavilhões no desenrolar da presente época e que apoiaram o nosso emblema.

A registar o grito que nos acompanhou no decorrer desta primeira temporada:

MA-TRA-QUI-LHOS!!!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

"MATRAQUILHOS QUER IR PARA ALÉM DO FUTSAL"

Notícia Diário Insular - Quinta-Feira, 8.MAI.08

CLUBE PRETENDE PARTICIPAR NO DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DA TERRA-CHÃ
Matraquilhos quer ir para além do futsalMATRAQUILHOS leva o futsal ao Bairro Social da Terra-Chã
"O Matraquilhos FC pretende ter um papel activo no desenvolvimento desportivo e social dos jovens da Terra-Chã. O torneio "Futsal no Bairro" é o primeiro exemplo"
"Constituir uma mais-valia no combate aos problemas sociais que envolvem a zona onde está inserido, tornando-se uma referência desportiva e intervenção social para a comunidade da Terra-Chã, é uma das traves mestras do projecto do Matraquilhos Futebol Clube, denominado "Matraquilhos...para além do futsal".

Fundado a 24 de Novembro de 2006 por um grupo de amigos pertencentes ao Bairro Social da Terra-Chã, o clube pretende direccionar a sua prática desportiva para a formação, utilizando-a como meio para educar, motivar e incentivar as crianças para os benefícios do desporto, cotando-se como um parceiro priviligiado na ocupação de tempos livres dos jovens daquela localidade.

O "Futsal no Bairro", que decorre no dia 31 de Maio, pelas 11:00 horas, no campo do Bairro da Terra-Chã, é a primeira iniciativa de cariz social organizada pela colectividade.

O torneio destina-se a jovens entre os 12 e os 20 anos de idade, de ambos os sexos, e as inscrições estão abertas até ao dia 28.

Refira-se, a propósito, que este evento surge na sequencia de um protocolo estabelecido entre o Matraquilhos Futebol Clube e a Unidade de Formação da Cáritas dos Açores, assente no trabalho desta instituição junto de jovens socialmente excluídos.

CARÊNCIAS

No projecto "Matraquilhos...para além do futsal", os responsáveis pelo clube não esquecem as limitações que podem condicionar o desenvolvimento de alguns dos seus pressupostos.

A maior lacuna prende-se com a ausencia de um recinto desportivo que possa criar as condições adequadas para fomentar a prática desportiva junto dos jovens, além de apoiar a equipa principal de futsal, algo que constituiu um sério entrave na época finda.

Por outro lado, a construção de uma sede social e a aquisição de uma carrinha para o transporte de atletas são alguns dos propositos que os directores do clube querem ver satisfeitos a curto prazo.

O Matraquilhos Futebol Clube tem a sua actividade desportiva centrada na modalidade futsal. A época 2008/2009 irá marcar o arranque dos escalões de formação, zelando pela integração social e educacional dos jovens.

A equipa sénior, comandada por Paulo Vieira, estreou-se esta temporada nas provas organizadas pela Associação de Futebol de Angra, terminando o campeonato de futsal num honroso quinto lugar.

DI


sábado, 3 de maio de 2008

ENORMES

Matraquilhos 1 Casa Ribeira 3
Matraquilhos finalizou hoje no Pavilhão da Básica de Angra a época 2007-2008 e que época...
Os matrecos hoje, um tanto ou quanto limitados pela ausência de jogadores, não baixou os braços e apresentou-se em campo com uma atitude que elevou sobremaneira o espírito matraquilhense.

De salvaguar a postura e o espírito de sacrifício evidenciado por Carlos, Ricardo, Sérgio, Armindo, Pedro, Ferreira e Zézinho; dignificaram o nome que representamos.
Pela frente tinhamos um adversário de valor e, a conversa do mister no balneário foi "conto com todos vocês, até ao fim pessoal".
Assim foi, de facto a limitação de jogadores condicionou a atitude em campo dos pupilos de Paulo Vieira.
Contidos e na espera do adversário que, por sua vez também não precionava o sector defensivo do MFC foi a toada inicial da partida. Contudo, a postura dos jogadores foi de uma dignidade incalculável. Os matrecos mesmo condicionados criaram verdadeiras ocasiões de golo, jogo pelo jogo.
De registar igualmente foi a grandeza das "matraquilhas" que nos apoiaram incondicionalmente ao longo de toda esta época desportiva...dignas de uma verdadeira claque, aqui deixamos todo o apreço pelo brilho e colorido que deram ao nosso clube e ao Futsal da Terceira.
Com o avançar dos minutos, o desgaste dos jogadores começou a tornar-se evidente e os desiquilibrios defensivos naturalmente surgiram.

Dos pés de "Baiana" surgiu o golo que assegurou a vantagem dos praienses ao intervalo.
Ao intervalo o cansaço era mais que evidente, mas o orgulho em ser Matraquilhos era ainda maior, de registar que Ricardo Martins, jogou como jogador de campo e dignificou a camisola de uma forma brilhante...enormes foram os matrecos, sem dúvida.
A segunda parte revelou-se num jogo emotivo e com ocasiões de perigo de baliza a baliza.
Casa da Ribeira marcou por mais duas vezes e alcançou uma vantagem de 3 golos.
Após esta situação o "mister" pediu um tempo técnico e alterou a táctica para um 2x2, assumindo o Futsal ofensivo que lhe é característico. O mesmo veio a resultar em golo de Zézinho que recém chegado defendeu a preceito as cores matraquilhas. Claro está dedicou o seu tento às adeptas. De facto a harmonia entre claque e jogadores foi um marco nesta época, uma verdadeira família, a família matraquilhense.
Não será demais destacar novamente a atitude dos pupilos da Terra-Chã que lutaram até ao último segundo do desafio. Bem hajam companheiros...
Em suma, consideramos que esta, foi uma época de sucesso face à estreia e ao 5.º lugar da classificação que obtivemos.
No final do jogo os matrecos foram homenageados com flores, uma surpresa agradável e digna de registo...sem comentários...
MA-TRA-QUI-LHOS!!!

COLABORAÇÃO COM A CÁRITAS

Unidade de Formação da Cáritas dos Açores celebra protocolo com Matraquilhos Futebol Clube

"Partindo dos princípios basilares da UFCA em torno do trabalho com jovens socialmente excluídos e a premência de articulação com diversas instituições da nossa sociedade, encontrou-se no Matraquilhos Futebol Clube (MFC), mais um parceiro importantíssimo no Bairro Social da Terra Chã de forma a intervir junto dos mesmos, através da actividade desportiva, que é um dos interesses dos jovens, mas que nem sempre lhes é facultada informação ou oportunidades de exibirem os seus valores e capacidades.

O MFC, fundado a 24 de Novembro de 2006, adveio como o desejo de um grupo de amigos pertencentes ao Bairro Social da Terra Chã e pelo gosto pela prática do Futsal, e simultaneamente terem um papel activo na sua comunidade. Assim surge o primeiro projecto “Matraquilhos…para além do futsal”. Pretende-se com esta colaboração, que possamos intervir junto de jovens do Bairro da Terra Chã e abrindo portas para jovens de outras zonas da Ilha Terceira, seja feito um trabalho de mobilização e motivação de jovens caracterizados pela ausência de habilidades/competências pessoais e sociais e de valores, com o intuito da prática do desporto regular, na forma de ocupação mais vinculativa destes jovens a nível social e desportivo e consequentemente desenvolvimento psicossocial.

Desta forma, está já agendada a primeira iniciativa de cariz social e desportivo organizado pelo MFC, um Torneio de Futsal no dia 31 de Maio de 2008 no Campo do Bairro Social da Terra Chã que abarcará jovens do sexo masculino e feminino dos 12 aos 20 anos de idade.
Para inscrições e regulamento consultar o seguinte blog: www.matraquilhosfutebolclube.blogspot.com
Esta é a primeira iniciativa em colaboração com estas duas instituições, ficando o convite geral para que mais instituições se juntem e colaborem nestas iniciativas ou em outras e que possam servir de ocupação de tempos livres ou como espaços potenciadores de desenvolvimento pessoal e social que estas actividades possibilitam."

sexta-feira, 2 de maio de 2008

MFC ASSEGURA 5.º LUGAR

Académico 0 Matraquilhos 5

Matraquilhos tinha neste jogo a óportunidade de assegurar a melhor classificação possível na época 2007-2008. o 5.º lugar.

Assim aconteceu. Após uma primeira parte em que o guardião do Académico, "Escova", manteve e de que maneira a redondinha afastada das suas redes.

Desta forma o nulo era o resultado que se verificava ao intervalo.
Na segunda parte da partida o MFC melhrou o seu Futsal e através de um remate colocado de Zézinho, inaugurou a partida e a festa para as matraquilhas.
O segundo dos pupilos da Terra-Chã surgiu dos pés do capitão Armindo que, descaído sobre a direita e de um ângulo de difícil execução fez a bola surpreendentemente chegar às redes.
Nesta fase os matrecos já trocavam a bola com menos ansiedade e de uma forma natural, obtiveram o terceiro e novamente dos pés de Armindo.
Marco regressou com o "biqueirão" e obteve o quarto golo dos matraquilhenses.
A fechar o resultado, restava-nos ainda um golo de belo efeito de Armindo, quando Sérgio com um passe em volei, assiste o capitão e, este domina de peito e num remate à meia volta fazia o hat-trick e quinto do Matraquilhos.
A obtenção de 3 pontos e o 5.º lugar da classificação foram os objectivos atingidos pelos pupilos de Paulo Vieira.
MA-TRA-QUI-LHOS!!!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

FINAL III TORNEIO FUTSAL INVERNO

Decorreu ontem, dia 30 Abril de 2008 no CCD Melrinho os jogos da fase final do III Torneio Futsal de Inverno, promovido pelo Matraquilhos Futebol Clube.

A classificação final foi a seguinte:

1.º GDR São Carlos
2.º Construções Santinha
3.º Construções Costa
4.º Serrana +6

Seguidamente apresenta-se resumo dos momentos do jogo de apuramento ao 3.º e 4.º classificado:
Construções Costa 8 - 7 Serrana +6

FINAL
GDR São Carlos 2 - 1 Construções Santinha
CAMPEÃO: GDR SÃO CARLOS

O Matraquilhos Futebol Clube, vem por este meio expressar o seu agradecimento a todos os participantes neste evento, sem os mesmos, não teria sido possível.

Deixamos agora o resumo dos momentos registados no decorrer do evento:
Observações: Para efeitos de angariação de fundos para o clube, as fotos apresentadas nos slides, encontram-se à venda. Ajude-nos a crescer. Contacte-nos através de 918769120 ou matraquilhosfc@hotmail.com

MA-TRA-QUI-LHOS!!!