sábado, 30 de junho de 2012

"Técnicos locais em colóquio internacional" Resumo 1.º Dia

Diário Insular 29-6-2012
1.º Dia Simpósio para Treinadores de Futsal – Cidade Castro Urdiales

Tema 1“O Trabalho de Base nos Escalões de Formação do Futsal Espanhol” com apresentação de César Arcones (Treinador Guarda-Redes Selecção Espanhola).

Nesta palestra foi abordada numa fase inicial a Aprendizagem do Processo Desportivo baseada nas diferentes etapas de formação dos jovens futsalistas (Escalões de Formação), focando os Aspectos Educativos/Formativos e os Apectos Desportivos, destacando-se a prioridade das funções dos treinadores (“mais que treinador, um formador”).

Com a evolução da apresentação foi abordada a Metodologia de Ensino fundamentada no conhecimento do jogo de futsal (Como é o jogo? Como o jogador actua?), com uma filosofia de treino baseada na Tomada de Decisão e respectiva “Criação do Jogador Inteligente” através de processos de treino perceptivos e decisivos baseados em situações reais do jogo.

Tema 2“O Scouting no Futsal” com apresentação de Venâncio López (Seleccionador Espanhol) e Fede Vidal (Seleccionador Sub-21).

Nesta apresentação, o Scouting foi apresentado como uma Ferramenta de Observação (actualmente a Análise Video como principal instrumento) utilizada na Alta Competição. Foram analisados os Objectivos do Scouting, assim como os diferentes Tipos de Scouting. 

Sem comentários: