terça-feira, 10 de julho de 2012

"Momento único de aprendizagem"

Fonte: Diario Insular, 10/07/2012

COLÓQUIO INTERNACIONAL PARA TREINADORES DE FUTSAL - CASTRO URDIALES - ESPANHA

Momento único de aprendizagem


DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Nuno Vieira, Jose Venancio Lopez Hierro, Carlos Brasil, Fede Vidal e Frederico Cardos

Atualmente é fácil encontrar informação sobre qualquer tema, sobretudo no desporto e neste caso específico sobre Futsal. Contudo, vimos neste evento a possibilidade de aprofundar conhecimentos na área do Futsal e foi com elevada expectativa que participámos no primeiro simpósio de Futsal, em Castro-Urdiales, Espanha, entre 29 de junho e um de julho de 2012, dirigido pela equipa técnica da seleção espanhola de Futsal.
 
Em nossa opinião o certame superou as expectativas, pois, para além da importância dos temas apresentados e a qualidade dos preletores, acima de tudo, a forma detalhada e pormenorizada como a equipa técnica desenvolveu o colóquio, na sua componente teórica e prática, revelou um grande nível de competência e conhecimentos que resultam naquela que é atualmente a melhor seleção de Futsal no mundo.
 
Nesta formação tivemos a possibilidade de constatar uma realidade futsalista espanhola com modelos de formação definidos e estruturados, assim como métodos de treino baseados na "tomada de decisão do jogador tendo por princípio a criação do jogador inteligente" com uma exigência complexa e específica da modalidade, focada no desenvolvimento pormenorizado e detalhado dos princípios gerais e específicos do jogo individual e coletivo.

Em todo este contexto, constatámos uma grande diferença de mentalidade e cultura, levando em linha de conta que a constante partilha de informação e análise conjunta entre os treinadores espanhóis é uma realidade, o que resulta na evolução dos seus princípios de jogo, algo que os diferencia, e muito, de nós, pois, com a organização de workshops mensais, o nível de conhecimentos é outro, além da evidente qualidade dos mesmos.

Enquadrando na nossa realidade, consideramos que o futsal açoriano tem a oportunidade única de ser uma referência nacional, atendendo a que conta com várias equipas a competir a nível nacional, sendo uma grande janela de oportunidade para todos os agentes desportivos, com principal destaque para os jogadores açorianos.

Neste contexto, consideramos que o Futsal é claramente uma modalidade em crescimento e com potencial. No entanto, é necessário realçar que, para crescer com sustentabilidade e qualidade, é fundamental focarmo-nos no desenvolvimento dos treinadores, uma vez que, a nível local, existe ainda muita falta de técnicos com conhecimentos e competências para realizar um trabalho coerente e evolutivo, com principal destaque nos escalões de formação, sob pena de não acompanharmos a natural evolução da modalidade.

Frederico Cardoso (Representante Secção Futsal Universidade dos Açores)
Carlos Brasil (Treinador Nível II - Coordenador da Secção Futsal Fonte Bastardo)
Nuno Vieira (Treinador Nível II - Treinador da equipa sénior do Matraquilhos)

Sem comentários: