domingo, 26 de agosto de 2007

HISTÓRIA DO MFC

“O sonho comanda a vida”

Podemos desta forma começar a história do Matraquilhos Futebol Clube, pois desde o dia 3 de Fevereiro de 1989, começou o sonho de três AMIGOS, nomeadamente, Sérgio, Luís e Paulo, todos residentes no Bairro Social, freguesia Terra-Chã – Angra do Heroísmo, onde eram conhecidos pelas alcunhas de, “Bilhica”, “Ferratini” e “Palhito”. Neste dia sentaram-se em casa do Paulo e, gravaram uma cassete de áudio, registando vários pontos dos seus sonhos e vivências até ao momento…Sendo que ficou bem assente a intenção de que um dia, iriam fundar um clube de futebol no nosso bairro.

Nos primeiros tempos éramos conhecidos pelos Traquinas da Bola, a suposta equipa do bairro de cima, onde organizávamos vários encontros de futebol com freguesias vizinhas, onde “arrastávamos” connosco, os rapazes da vizinhança para jogar; outros deslocavam-se simplesmente para assistir e estar na companhia dos seus amigos.

Passados alguns tempos já não só levávamos os rapazes do bairro de cima, mas sim de todo o bairro e restante freguesia, enfim era sempre uma tarde bem passada… As deslocações muitas das vezes, quando arranjávamos dinheiro, eram de “urbana”, quando não era possível, íamos a pé. O jogo terminava e a vitória sorria-nos, era sinónimo de festa na “mata” do Campo de Futebol da Casa do Povo da Terra Chã. Os que podiam traziam algo para as comemorações, havendo sempre lugar para as brincadeiras, próprias da nossa juventude. Sem dúvida era um dia de festa para a rapaziada. Por vezes a vitória não nos sorria, a festa era igual.

Num determinado torneio de futebol escolar, o Sérgio “Bilhica”, organizou a equipa da sua turma, atribuindo o nome de Matraquilhos Futebol Clube, tendo os seus comparsas, gostado da ideia e, daí em diante a nossa equipa ficou por Matraquilhos Futebol Clube.

O nosso primeiro “campo”…era na rua de todas as nossas brincadeiras, em frente à casa da Sr.ª Lurdes, o qual foi pintado com uma lata de tinta que o “Bilhica” arranjou dos restos das pinturas lá de casa. No chão podia ver-se bem inscrito e, para que todos pudessem ver MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE, enfim era o orgulho da criançada.

Durante muito tempo, organizaram, os já “tradicionais” jogos de futebol com as outras freguesias, torneios de ténis de mesa, provas de atletismo, caminhadas…

Com o passar dos anos e as vidas a tomar seu rumo, emprego, namoradas e posteriormente seus casamentos, a construção de suas casas; o sonho estagnou um pouco, pois era preciso reunir certas garantias para que seus sonhos, não fossem uma simples miragem, mas sim algo que os realizasse, com o seu clube.

Durante este “tempo de interregno”, com maior incidência nos últimos oito anos, Paulo e Sérgio têm organizado equipas e, participado em diversos torneios de Verão, sempre na modalidade de Futsal, com incursões em torneios tais como: Casa do Povo da Terra-Chã, Casa do Povo das Cinco Ribeiras, São Bartolomeu. Com sucesso em alguns, outro nem tanto, no entanto, o sonho permaneceu intacto, fundar o nosso clube.

2006, eis que estão reunidas as condições para que o tão almejado sonho arranque e, daí até hoje, foi pôr mão há obra, conversar com pessoas da nossa confiança, com objectivo de constituir os órgãos sociais, elaborar estatutos, emitir ofícios, criar ideias, conversar…Finalmente chega dia 24 de Novembro de 2006, pelas 17h00, as escrituras do clube, sem dúvida um dia para mais tarde recordar.

Decerto um ponto de viragem, agora começámos a “comandar o sonho”, pois já é uma realidade.

Em conclusão, queremos agradecer a todos os que sempre nos apoiaram e aos que já vestiram as cores do clube, em especial para os nossos pais, pela educação que nos deram e, agora às nossas esposas que nos apoiam e ajudam neste momento de significado especial para as nossas vidas… e

VIVA OS MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE

9 comentários:

Anónimo disse...

Como amigo de um dos fundadores deste clube, venho por este meio felicitar-vos pela concretização deste sonho á muito pensado. Espero que consigam atingir seus objectivos e boa sorte nesta epoca que se avizinha. Sem mais a dizer...
Cumprimentos ao meu amigo Paulo e a todos os intervenientes deste clube.

André Oliveira (Xkoitos)

Anónimo disse...

Olá! Gostei da vossa iniciativa, parabens e boa sorte para a epoca 2007/2008

Dora Puim

Anónimo disse...

os meus parabens por este bloco e ao organizador ,continuam que este sonho tem pernas para andar.

Anónimo disse...

É com enorme gosto que faço parte deste clube, como sócia fundadora,no qual vou fazer os possiveis por ajudar a este sonho a ter força nas pernas para andar. E quero felicitar a todos os restantes que por este clube trabalham com esmero e dedicação. Força e garra para vençer em todos os aspectos .VIVA OS MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE.

Anónimo disse...

Como amiga dos fundadores deste clube, venho desejar-vos felicidades e que consigam atingir todos os vossos objectivos.
Contem com a minha ajuda sempre que necessário.

Anónimo disse...

Simpatizantes e socios dos matraquilhos compareçam em massa no proximo jogo... o vosso apoio será o motor do nosso sucesso.
VIVA OS MA-TRA-QUI-LHOS.

Anónimo disse...

Mas que claque é a vossa!!!! Muito apoiados, sim senhor, gostei de ver, isso é que é.
Força e como diziam elas: MATRAQUILHOS NÓS ESTAMOS CONTIGO :)

P.S. sr presidente nao se esqueça dos ponpons, as miudas mereçem.
Essa é que é essa.

Anónimo disse...

Antes de mais nada quero felicitar o vosso clube de terem conseguido tornar um sonho em realidade achei mt bonito. E tudo de bom para esta época pq voçes bem mereçem.
E gostei mt do comentario do anónimo do dia 11 de outubro, é verdade nós defendemos a nossa equipa de unhas e dentes e é verdade só falta os ponpons sr. presidente, lol. P.S.- MFC the best. Força Matraquilos
Isadora Anselmo

Anónimo disse...

Vamos lá Matraquilhos fazer história no futsal da Terceira, voçes são capazes.