domingo, 13 de março de 2011

"HAT-TRICK DE VELHINHO E NOITE PERFEITA DE CARDOSO"

Fonte: Região Desporto Autor: Nuno Vitória
"O grande jogo da jornada dezoito do Campeonato Ilha Terceira opunha nada mais, nada menos que o primeiro classificado do Campeonato, a ARC Casa da Ribeira, ao segundo classificado, Matraquilhos FC, as equipas chegavam a esta partida separadas por cinco pontos e uma vitória da Casa da Ribeira era practicamente o encontrar Campeão. Este era um jogo aguardado com enorme expectativa, visto que tambem teriamos em confronto o melhor ataque da prova (Matraquilhos), com 131 golos, contra a melhor defesa do Campeonato (Casa da Ribeira), com 24 golos sofridos. De uma lado teriamos um Márcio Toste, jogador proponderante para Paulo Lopes, do outro teriamos Carlos Sousa, para muitos conhecido como Velhinho que nos ultimos jogos tem-se revelado decisivo para Nuno Vieira. Com tudo isto, a primeira grande certeza da noite foi que todos os caminhos foram da ao Pavilhão do Porto Judeu, onde as bancadas foram pequenas para acolher tanta gente. Na primeira parte assistimos a uma partida devéras emocionante, com o Matraquilhos a chegar ao intervalo a vencer por 3-2. No segundo tempo houve mais cautela de parte a parte, mas com o Matraquilhos a conseguir arrecadar os três pontos ao vencer por 4-2.

O Matraquilhos entrou melhor na partida e logo ao primeiro minuto da mesma, Velhinho inaugurou o marcador quando na conversão de um livre directo bate forte e contando com a preciosa colaboração de Miguel Viegas, faz o primeiro golo, para grande festa da claque Matraquilhense. Ao minuto três o Matraquilhos quase amplia a vantagem quando Velhinho recupera o esférico fruto de uma pressão alta e deixa o mesmo em Filipe Tavares que na cara de Miguel Viegas atira ao lado.

Só ao minuto 6 a Casa da Ribeira se consegue acercar da baliza de Nuno Cardoso com relativo perigo, isto depois de uma excelente jogada de Açucar que deixa o esférico em MárcioToste, com este a assistir Magalhães que à entrada da área e pressionado por Carlos Manuel atira ao lado. Mas no minuto seguinte os pupilos de Nuno Vieira dilatam a vantagem no marcador, na sequência de uma grande recuperação de bola de Fábio Raposo a meio campo e de seguida deixa o esférico em Velhinho que atira forte e colocado, para o segundo golo. Fica novamente a sensação que o guardião da Casa da Ribeira poderia ter feito mais.

Ao minuto 11 os pupilos de Paulo Lopes conseguem reduzir a desvantagem no placard, quando num rápido contra ataque Bogango deixa o esférico em Márcio Toste que na cara de Nuno Cardoso não perdoou e fez o 2-1. O Matraquilhos responde no minuto seguinte, quando na marcação de um livre de 10 metros a castigar uma fata de Bogango sobre Toni, novamente Velhinho faz o terceiro golo da formação da Terra-Chã, o jogador Matraquilhense estava no banco de suplentes e em boa hora reentrou no terreno de jogo. Chegado o minuto 13 o Matraquilhos vai novamente para a marca dos 10 metros, Vehinho volta a saltar do banco de suplentes, mas desta feita vê Miguel Viegas levar a melhor com uma defesa para a frente, na sequência do lance é assinalada uma falta de Velhinho sobre Miguel Viegas, indo a equipa da Casa da Ribeira para a marca dos 10 metros, onde Lénio Fagundes bateu de forma indefensável fazendo o segundo golo para os laranja da Casa da Ribeira.

A equipa da Casa da Ribeira passava o seu melhor periodo no jogo e volvidos apenas 2 minutos vai novamente para a marcação de um livre de 10 metros, mas desta feita o "tiro" de Lénio Fagundes leva perfeição a mais e é rejeitado pelo poste da baliza do já batido Nuno Cardoso. Os livres de 10 metros não paravam e 2 minutos depois é na área contrária, mas tambem coobrado com insucesso, com Velhinho a atirar ao lado.

A 1 minuto do intervalo tivemos o lance mais polémico da partida, quando num rápido contra ataque, conduzido por Magalhães, perante Fábio Raposo que era o ultimo defensor a meio campo, e o jogador Matraquilhense entra sobre o adversário e joga claramente o esférico. O árbitro numero um da partida estava do lado contrário do recinto do jogo e assinala falta, levando a equipa da Casa da Ribeira para a linha dos 10 metros, e para piorar a situação expulsou Fábio Raposo. Lénio Fagundes encarrega-se da marcação mas vê Nuno Garcia defender de forma espectacular. O Matraquilhos a actuar com menos um consegue arrancar uma nova falta, indo para a linha de 10 metros. Nelsinho encarrega-se da marcação e imita Lénio Fagundes, com tanta perfeição e o esférico a ser rejeitado pela trave da baliza do já batido Miguel Viegas. A actuar com mais um atleta e após uma excelente troca de bola Márcio Toste fica na cara de Nuno Cardoso, e atira para uma espectacular defesa do guardião.

O intervalo fez bem a ambos os conjuntos para acalmar o ritmo inferna com que jogaram a primeira parte. O Matraquilhos ainda actuou os primeiros 48 segundos da segunda parte com menos um atleta, e ao minuto 23 após uma excelente jogada entre Carlos Manuel e o incontronável Velhinho, que deixa o esférico em Nelsinho que de baliza completamente aberta e de forma inexplicável atira competamente ao lado. Ao minuto 25 Miguel Viegas lança o esférico para Bruno Sousa que amortece o mesmo para Lénio Fagundes que em boa posição atira ao lado. Volvidos dois minutos Açucar recupera o esférico no meio campo do Matraquilhos e fica isolado, e acaba por rematar, mas vê Nuno Cardoso fazer a defesa da noite.

O Matraquilhos sentia grandes dificuldades, muito por culpa da expulsão de Fábio Raposo, que é o grande ponderador de jogo de Nuno Vieira. Ao minuto 31 Bruno Sousa e Emiliano entendem-se na perfeição, com este último a atirar ao lado. Volvidos poucos segundos, e num rápido contra ataque, Bruno Sousa e Márcio Toste ficam na cara de Nuno Cardoso, mas ambos tiveram medo de assumir a responsabilidade do remate, e quando Márcio Toste se decide, vê Nuno Cardoso opôr-se de forma perfeita. Chegado o minuto 33 foi o momento de Nelsinho brilhar, quando numa pura jogada de raça e insistência, leva o esférico do seu meio campo para o lado contrário e de angulo practicamente impossivel atira e faz o esférico entrar na baliza de Migue Viegas, que não esperava o remate.

A Casa da Ribeira tenta responder ao golo sofrido, e cria uma grande oportunidade no minuto seguinte, quando Magalhães deixa o esférico em Márcio Toste que em boa posição remata, mas vê Nuno Cardoso levar novamente a melhor. Volvido apenas 1 minuto Magalhães ganha em velocidade a Filipe Tavares e isolado atira ao lado. Até final a Casa da Ribeira tentou por todos os meios encontrar o caminho para a baliza de Nuno Cardoso, mas os pupilos de Nuno Vieira taparam-lhes os caminhos de forma perfeita.

Desta feita não haverá o homem do jogo, mas sim os homens do jogo. Velhinho pelos 3 golos marcados e pelo que jogou, merece o rótulo de homem do jogo, mas o guardião Nuno Cardoso que esteve sempre presente com grandes defesas, quando a sua equipa mais precisou sofrer.

Do lado da Casa da Ribeira o destaque vai para Lénio Fagundes e Márcio Toste.

A equipa de arbitragem cometeu um erro capital, a quando da expulsão de Fábio Raposo, e consequente livre de 10 metros e golo da Casa da Ribeira. Não fosse este lance e teria sido uma noite perfeita.

FICHA DO JOGO

Equipa de Arbitragem

1º Árbitro: Sérgio Silva

2º Árbitro: José Silveira

Cronometrista: Rui Martins


Matraquilhos FC

24 - Nuno Cardoso

4 - Carlos Silva (C)

7 - Nelsinho

9 - Filipe Tavares

13 - Velhinho

Suplentes

12 - Carlos Garcia

3 - Rui Cota

5 - Carlos Silva

6 - Toni

10 - Tiago Martins

11 - Fábio Raposo

19 - Paulo Ourique

TR. Nuno Vieira

Disciplina: cartão amarelo a Filipe Tavares e Carlos Manuel, aos 35 e 36 minutos respectivamente. Cartão vermelho a Fábio Raposo aos 19 minutos.

ARC Casa da Ribeira

1 - Miguel Viegas

3 - Lénio Fagundes

4 - Magalhães

10 - Márcio Toste

15 - Açucar

Suplentes

12 - Martinho

2 - João Goulart

5 - Bogango

7 - Emiliano

9 - Ferreira

11 - Bruno Sousa

13 - Marco Ormonde (C)

TR. Paulo Lopes

Disciplina: cartão amarelo a Ferreira e Lénio Fagundes, aos 13 e 39 minutos respectivamente."

Sem comentários: