domingo, 11 de março de 2012

Reportagem Diário Insular | LUÍS LEITE - Matraquilho campeão

Fonte: Diário Insular
reportagem

Luís Almeida
Fotografia António Araújo

LUÍS LEITE | Matraquilho campeão

Começou a jogar futsal há cerca de três anos e afigura-se como uma das principais promessas a integrar o plantel sénior do Matraquilhos Futebol Clube. Luís Leite, 16 anos de idade, ainda percorre importantes etapas da formação, mas já sabe como se conquistam títulos...

"Luís Leite está numa fase de aprendizagem e não esquece a importância deste passo. Palavras como "humildade" e "trabalho" são o dominador comum no discurso do jovem, que afirma, pleno de convicção, estar no clube certo para continuar a trilhar um percurso onde a integração efetiva no plantel sénior é o objetivo intermédio de uma carreira que, segundo o próprio, tem o profissionalismo como sonho final. Tem registado uma evolução assinalável no futsal, merecedora de rasgados elogios por parte dos seus responsáveis técnicos, e até já sabe o que é ser campeão pelo Matraquilhos Futebol Clube.

Tem apenas 16 primaveras e pratica futsal há cerca de três anos, sendo que, anteriormente, abraçou a modalidade de futebol. Chegou ao Matraquilhos Futebol Clube assim que a coletividade da sua freguesia, a Terra Chã, arrancou com os escalões de formação. As qualidades patenteadas por Luís Leite, aluno do oitavo ano de escolaridade, têm sido decisivas para o sucesso do projeto de formação do clube presidido por Sérgio Lima e, qual cereja no topo do bolo, o jovem futsalista já festejou o título de ilha em Juniores "C" e o regional de clubes na temporada de 2009/10 e, na presente época, repetiu o feito interno no escalão de Juniores "B".

É esta qualidade que faz do jovem atleta uma das grandes promessas do clube e é com regularidade que Luís Leite tem sido chamado a integrar as sessões de treinos da equipa principal que lidera a classificação da primeira edição da Série Açores de Futsal. Destaca a importância desta oportunidade concedida pelo treinador dos seniores, Nuno Vieira. "Aprendi muito com os treinadores Paulo Vieira e Nuno Vieira. Se continuar a trabalhar bem e com humildade, sei que posso fazer parte do plantel principal já na próxima época", reforça o ala da formação do Matraquilhos.

Deixa claro que o trabalho é o mais importante e que o foco na aprendizagem deve manter-se inalterável, sem pressa de ultrapassar etapas, todas elas fundamentais, mas não hesita em definir o seu estilo de jogo e as suas características. "Sou um jogador que cumpre bem taticamente e jogo sempre no limite das minhas capacidades e com bastante garra. Gosto de jogar coletivamente e sou um jogador objetivo, mas também forte nas transições", descreve.

Luís Leite não esconde a paixão pelo futsal, modalidade que, atira sem pestanejar, promove o desporto espetáculo. E, acrescenta, espetáculo é aquilo que o futsal tem espalhado pelos pavilhões terceirenses e açorianos desde que foi criada a Série Açores, uma nova realidade que, segundo o nosso interlocutor, veio reforçar a evolução registada ao longo dos últimos anos, mas também potenciar todo o trabalho que tem sido realizado nos escalões mais jovens um pouco por toda a ilha.

"O futsal é um jogo de constante ataque e contra-ataque. É uma modalidade com uma intensidade e ritmo fortes e todos os jogos são emocionantes até ao último segundo. É também um jogo de imensa beleza no capítulo técnico, pois estamos sempre em contacto com a bola", sustenta Luís Leite.

Saltar de uma competição regional para um campeonato nacional foi o prémio justo por todo o trabalho que os clubes têm desenvolvido. "O nosso futsal tem evoluído muito nos últimos anos e a Série Açores é mais uma possibilidade para evoluirmos todos, clubes e jogadores. Na minha opinião, a Série Açores de Futsal veio transmitir maior motivação a qualquer jogador das camadas jovens", explica o atleta matraquilhense.

Luís Leite não poupa nos elogios quando convidado a comentar as condições de trabalho e de acompanhamento desportivo que encontra no seu clube, afirmando que a aposta da coletividade da Terra Chã na formação tem sido forte e produtiva. "Sinceramente, sinto que, no clube onde estou, se trabalhar bem e com humildade, vou ter a oportunidade de chegar aos seniores e jogar lado a lado com os meus ídolos. O Matraquilhos Futebol Clube é como uma família para mim. É um clube com princípios familiares e que acarinha todos os seus atletas como tal. É um clube com muita vontade de crescer e tem uma forma de estar no futsal muito própria", refere.

Para o futuro os sonhos são muitos, mas há também muita ponderação. "Quero trabalhar para chegar o mais longe possível e quero ajudar o Matraquilhos a conquistar os seus objetivos. Como cresci na Terra Chã, acho que o Matraquilhos é um clube que leva longe o nome da minha freguesia e tenho muito orgulho nisso. Sou ambicioso e quero conquistar mais títulos enquanto futsalista", conclui Luís Leite."

Temos Matraquilhos em Crescimento, Terra-Chã tem Talento

Sem comentários: