segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Frederico Cardoso elemento da equipa técnica do Matraquilhos 2012/2013 em entrevista ao Futsal9ilhas

Domingo, 16 de Setembro de 2012

"Estivemos à conversa com Frederico Cardoso, ex-técnico da AA Universidade dos Açores, que nos falou no balanço da época passada, do seu futuro e da sua experiência em Espanha.
Que balanço faz da época passada ?
A época passada tendo em conta várias condicionantes acabou por ter um saldo positivo. Criámos um grupo, que apesar de curto, era muito unido e praticava um futsal atractivo e evoluído. Na Taça de Honra destaco o facto de ganharmos os 2 jogos ao Capelense que ficou em 2º lugar na Série Açores e também fizemos grandes exibições contra Vila Franca e Rabo de Peixe. No campeonato falhámos claramente nos pontos chaves da época, ou seja, nos jogos contra Rabo de Peixe B não alcançamos o que pretendíamos. Na participação nos campeonatos nacionais universitários conseguimos alcançar todos os objectivos propostos, nomeadamente alcançar a fase final dos CNU’s e por isso mesmo, considero que foi o momento alto da época.      

Para quem ainda não teve conhecimento, porque se deve o término do Futsal Masculino da AAUA ?
Deixe-me começar esta resposta pelo fim. A Direcção Regional do Desporto, apesar de contabilizar os atletas da AAUA como federados, não reconhece a AAUA como um clube desportivo porque a AAUA não possui os estatutos de um clube desportivo. Desta forma, a AAUA não pode elaborar contratos-programa como qualquer outro clube desportivo e por isso, torna-se muito complicado ter um projecto desportivo federado, que seja financeiramente sustentável. Cabia à direcção da AAUA seguir um de dois caminhos possíveis: alterar os seus estatutos, o que se revelou muito complicado juridicamente ou então ajudar a criar um clube desportivo que estivesse directamente relacionado com AAUA para que se pudesse receber os apoios normais.
Nenhuma medida foi tomada, e portanto tínhamos um projecto insustentável.
Pessoalmente sinto que a AAUA sempre viu as equipas federadas como uma despesa e, nunca conseguiram perceber que o desporto para além de todos os benefícios comprovados, associados ao bem-estar físico e mental, é um espectáculo que envolve e movimenta pessoas e os espectáculos geram fluxo financeiros. Com esta perspectiva e aliando o apoio da DRD, tenho a certeza que o projecto seria duradouro, sustentável e traria muitos frutos à Universidade dos Açores e aos seus alunos.
As Universidades ao longo dos anos tem contribuído para o desenvolvimento desportivo e a nível nacional temos como óptimo exemplo a Associação Académica da Universidade do Minho, que na modalidade de Futsal, é tricampeã nos Campeonatos Nacionais Universitários, Vice-Campeã Europeia há dois anos consecutivos e em parceria com o Clube Sp. Braga mantém-se na I Divisão Nacional de Futsal. Curiosamente, a Universidade do Minho também não tem o curso de Educação Física tal como a Universidade dos Açores.
Deixo aqui uma mensagem às futuras direcções da Associação Académica da Universidade dos Açores: Que lutem pelo desporto universitário, porque aos olhos de quem governa o desporto Universitário não existe e educação com desporto é necessária para o desenvolvimento do País.    

O que irá fazer agora? Já existiram propostas para treinar ?
Neste momento aceitei um convite do Nuno Viera e vou ajudar os Matraquilhos Futebol Clube, a alcançar os objectivos que nos propusemos para esta época que se avizinha.
Existiram alguns convites, nomeadamente para treinar equipas nos escalões de formação e uma equipa sénior da Terceira. Contudo, o Nuno Vieira antecipou-se e ofereceu-me a oportunidade de pertencer a um projecto com o qual me identifico plenamente e ainda aliado ao facto de trabalhar na II divisão Nacional, oportunidade esta que não pude deixar escapar e aceitei com muita honra e com grande sentido de responsabilidade.
Sinto que esta decisão foi um passo em frente na minha curta carreira.

Quais os objectivos do Matraquilhos FC para a época 2012/2013 ?
O sucesso do MFC passará pela nossa capacidade em adaptarmo-nos a esta nova realidade da II Divisão, logo o nosso grande objectivo é encarar jogo a jogo sempre com muita ambição, dedicação ao clube e muita competitividade como se fossem finais e no final lutar pela melhor classificação possível.

Antes da estreia na 2ª Divisão Nacional, o Matraquilhos irá enfrentar a AJ Fonte do Bastardo para a Supertaça. Estando o Matraquilhos um escalão acima e sendo uma final, são favoritos ? Ou existe 50% de hipóteses para cada equipa ?
O jogo é uma final e como tal, considero que as probabilidades estão divididas de forma igual. O Paulo Goulart e o Carlos Brasil são treinadores com muitos argumentos e vão certamente montar uma estratégia para ganhar. Eu e o Nuno Vieira estamos bem cientes das dificuldades que vamos encarar neste jogo e o nosso clube está muito determinado em trabalhar muito e bem para mostrar o seu valor dentro de campo e com certeza vamos dar tudo, para trazer o troféu para os adeptos do nosso clube.

Sabemos que participou numa formação em Espanha com outros dois treinadores, foi positivo ?
A formação em Espanha foi um sonho tornado realidade, pois para além da oportunidade de partilhar conhecimentos com os seleccionadores campeões do Mundo e da Europa tive ainda o grande privilégio e prazer de viajar com dois dos melhores treinadores Terceirenses que são o Carlos Brasil e o Nuno Vieira.
Foi uma viagem com um balanço extremamente positivo, com o tema futsal a ser uma constante e creio que este tipo de viagens também faz a modalidade crescer nos Açores neste caso específico na ilha Terceira. Tenho a certeza que nós os três vamos repetir a experiência e quem sabe se no futuro este trio não trará projectos ambiciosos e sustentáveis ligados ao Futsal Açoriano.      

Para terminar uma mensagem aos leitores do nosso blog ?
Quero em primeiro lugar congratular o Futsal Ilhas pelo excelente trabalho que tem feito em prol do Futsal Açoriano, agradecer a oportunidade da entrevista e desejar que continuem a trabalhar bem por muitos e bons anos.
Peço aos leitores do Futsal Ilhas para continuaram a visitar o site e ajudem a divulgar o espaço para que este seja o espaço do Futsal Açoriano para os Açorianos. Certamente, com o Futsal Ilhas a crescer como página da internet, que faremos crescer ainda mais a modalidade nos Açores para que esta se torne uma modalidade de eleição."

Sem comentários: