segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Confiança máxima mas sem loucuras"

Diário Insular | Sexta-Feira 18-8-2011

Matraquilhos quer garantir Manutenção na sérieaçores de Futsal



"Confiança máxima mas sem loucuras"
Matraquilhos

Nuno Vieira garante que o único objetivo do Matraquilhos passa pela manutenção na Série Açores, mas reconhece qualidade ao plantel. O treinador avisa que é proibido entrar em loucuras.

Apenas três reforços, um grupo com uma forte base de continuidade e um único objetivo para 2011/12: garantir a permanência na primeira edição da série açores de futsal. são as notas fortes da apresentação do plantel do Matraquilhos futebol Clube (MFC) que vai atacar a nova época, cerimónia que decorreu na passada quarta-feira.

Metas que, segundo os responsáveis pela coletividade da Terra Chã, espelham o realismo com que será necessário enfrentar o novo quadro competitivo, desde logo abrangido por um nível de exigência bastante superior ao das competições de ilha.

Orçamento, novas formas de captar receitas, organização, acompanhamento da equipa sénior e escalões de formação, estadias e viagens são assuntos que os dirigentes do MFC procuram definir antecipadamente, por forma a cumprirem uma época tranquila.

A ideia é deixada por Nuno Vieira, treinador do conjunto principal e coordenador da formação, que garante que o grau de exigência da série açores de futsal é - e passamos a citar - "assustador".

Eis a explicação: "tendo em consideração os apoios que são atribuídos pela Direção Regional do Desporto e a incógnita que ainda persiste em relação aos apoios da Câmara Municipal, é muito complexo elaborar um orçamento para esta série açores. É proibido entrar em loucuras. O clube que enveredar por este caminho, vai certamente hipotecaro futuro. É lógico que é necessário promover outras iniciativas que possam servir de fonte de receita, pois, caso contrário, não há capacidade financeira para suportar uma competição destas”.

O jovem técnico avisa que os apoios não são financiamentos completos. "Os clubes, quando partem para uma competição com este grau de exigência, têm de perceber que há a obrigatoriedade de possuir fundos próprios. isto foi ponderado pelo MFC e a próxima época será uma espécie de teste a vários níveis, quer no que toca ao aumento da exigência, quer no que respeita às questões financeiras", reforça.

Manutenção

Nuno Vieira expõe os objetivos desportivos. "Os objetivos são realistas. tratase da primeira edição da série açores e há o fator surpresa pelo facto de não conhecermos a fundo os adversários. No entanto, tendo em conta a qualidade do plantel, acredito que poderemos garantir a manutenção com tranquilidade. Tendo em consideração que entendemos que o ano passado foi o 'ano zero', tentámos manter a base do plantel e isto, felizmente, foi conseguido. Fomos apenas buscar três reforços que, em nosso entender, vêm acrescentar mais equilíbrio ao grupo", adianta, ao mesmo tempo que mostra satisfação pela capacidade que o clube tem demonstrado de renovar e aumentar o corpo de colaboradores.

O técnico entende que a Casa da ribeira, campeã de ilha na temporada transata, e o Capelense, que tem experiência nos nacionais, serão os principais candidatos à vitória na primeira edição da série açores. "O MFC é uma equipa candidata à manutenção e tudo o resto é especulação. Estou de acordo com a criação desta série açores, mas compreendo, porém, que o salto da 3.ª para a 2.ª Divisão é enorme.

Pessoalmente, sou ambicioso e ver o MFC na primeira divisão é um sonho. Muito difícil de concretizar, é certo, mas não deixa de ser o sonho", sublinha.

Nuno Vieira termina com um desabafo: "a fundação do MFC tem como pressuposto o aparecimento de uma instituição de referência para os jovens da terra Chã. Este objetivo está consolidado, pois o número de jovens que aqui praticam desporto tem crescido. Mas o desporto tem diversas componentes associadas, desde a social, educativa e emocional. Damos muita importância as estas vertentes no nosso projeto, que entendemos ser válido para a freguesia. No entanto, talvez pela nossa juventude, penso que a população em geral ainda não reconheceu esta mais-valia, apesar de se verificar uma tendência de aproximação por parte das instituições da freguesia, nomeadamentem a Junta”. di

Plantel para 2011/12

Permanências: Ricardo Martins, Carlos Garcia, Nuno Cardoso e Pedro Cardoso (guarda-redes); Zezinho, Carlos Manuel e Tércio Perdigão (fixos); antónio Martins, Nelson Silva, Filipe Tavares e Fábio Raposo (alas); Carlos silva e Carlos Sousa (pivôs).

Reforços: Tiago Poim (pivô, ex-Lusitânia), César Costa (fixo, ex-Barreiro) e Carlos Rui (ala, ex-Barreiro).

Treinador principal: Nuno Vieira.

Treinador adjunto: Paulo Vieira e Carlos Ferreira.

Diretores: Sérgio Lima, Edmundo Mancebo, José Manuel Marques, Emanuel areias e António ribeiro.

Fisioterapeuta: Sónia Vieira.
mantém a base do grupo de trabalho para 2011/12

Sem comentários: