segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Quando se confunde respeito com temor..." | "MATRAQUILHOS com segunda-parte de qualidade ante o candidato Os Vinhais"

Diário Insular | Desporto | Futsal | 3.NOV.2014


PRIMEIRA-PARTE PARA ESQUECER (0-4) DO MATRAQUILHOS COMPROMETE RESULTADO


Quando se confunde 
respeito com temor...


 MATRAQUILHOS com segunda-parte de qualidade ante o candidato Os Vinhais


Matraquilhos FC entrou assustado com o poderio do adversário e quando se libertou da pressão psicológica já perdia por 4-0.
MATEUS ROCHA | di
Com a derrota do Portela (5-3) frente ao AMSAC, Os Vinhais entrava no complexo desportivo Tomás de Borba, em São Carlos, como a única equipa sem derrotas no Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Futsal - Série "E".

Um reforço anímico importante para os homens de Carlos Alberto que, em caso de duplo êxito na ilha Terceira, passariam a liderar a classificação geral, embora com mais um jogo (seis) do que a concorrência direta.

Sob a batuta do pivot Alex e com um futsal dinâmico, intenso e objetivo, Os Vinhais desde cedo que procurou assumir os cordelinhos da partida, exercendo uma pressão alta no meio-campo adversário e explorando a preceito as alas.

Porém, conquanto apresenta-se argumentos de reconhecida qualidade - a melhor equipa que vimos atuar esta época no pavilhão da escola Tomás de Borba -, Os Vinhais contou com a preciosa inércia do Matraquilhos que, bloqueado mentalmente, não conseguia expor no terreno as suas potencialidades.

As coisas ficaram ainda mais complicadas para os pupilos de Nuno Vieira com a obtenção do primeiro golo dos visitantes, pois, no espaço de três/quatro minutos, o marcador subiu para 0-4, ante o evidente anglicanismo dos locais.

Com o vencedor da peleja praticamente encontrado, o Matraquilhos libertou-se das amarras e, no início da etapa complementar, embalou para dez minutos de excelente futsal. Em poucos segundos reduziu para 2-4 e o 3-4 esteve muito perto de acontecer em quatro/cinco ocasiões.

Estimulado por uma claque incansável no apoio à equipa, o Matraquilhos gizou lances de fino recorte técnico e tático, ameaçando - imagine-se! - a até aí clara superioridade continental.

No entanto, a categoria intrínseca de futsalistas como Barros, Alex, Gonçalo Simões e Zezito acabou com as pretensões insulares. A machadada final surgiu com o autogolo de Fábio Raposo, que colocou o placard em 2-6, jogador que, a atuar então como guarda-redes avançado, fechou as contas (3-6) ao cair do pano.

Sem colocar minimamente em causa a justiça do triunfo do conjunto que viajou de Cascais (melhores fundamentos coletivos e individuais, superior ritmo competitivo e experiência nestas andanças), também é da mais elementar justiça reconhecer que, ao longo da primeira-parte, o grémio da Terra Chã foi demasiado subserviente, postura que Os Vinhas aproveitou para arrumar com a questão em quatro minutos. Valeu, com certeza, o puxão de orelhas do treinador Nuno Vieira ao intervalo.

A dupla de arbitragem, constituída por Filipe Torres e Paulo Órfão, efetuou trabalho merecedor de nota positiva, o que não invalida uma ou outra decisão, porventura, menos correta.

ÊXITO PRECIOSO Ontem, em duelo antecipado da sexta rodada, que se conclui no próximo sábado, dia oito de novembro, o Matraquilhos acolheu o Sassoeiros e venceu por 2-1. Tércio e Poim faturaram para as cores da Terra Chã. 

2.ª DIVISÃO - 5.ª JORNADA

Complexo Desportivo Tomás de Borba.
Árbitros: Filipe Torres e Paulo Órfão (AF Viana do Castelo).
Cronometrista: Hélder Linhares (AF Angra do Heroísmo).

Ao intervalo:
0-4

Matraquilhos 3
Ricardo
Dárcio
Tércio
Poim
Fábio Raposo

SUPLENTES
Nuno Cardoso (cap.), Diego, Duarte, Zé, Carlos Rui, Laranjo, Leite, Rochinha e Diogo.

TREINADOR
Nuno Vieira.

Vinhais 6
Tiago (cap.)
Gonçalo Simões
Pedro Ruben
Pedro Cravinho
Alex

SUPLENTES
Filipe Pereira, Zezito, Bruno Gomes, Barros, Nelson e Ricardo.

TREINADOR
Carlos Alberto.

Disciplina: cartão amarelo para Laranjo (14m), Zé (23m); Alex (15m), Pedro Ruben (17m) e Gonçalo Simões (22m).

Marcadores: Poim (21m), Carlos Rui (22m), Fábio Raposo (40m); Gonçalo Simões (7m), Barros (9, 10 e 28m), Zezito (10m) e Fábio Raposo (30m, autogolo).

Sem comentários: