segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DUARTE ALVES ASSUME COMANDO TÉCNICO

IN: Diário Insular Luís Almeida 17 Agosto 2009
Matraquilhos apresenta plantel para 2009/2010

Matraquilhos apresenta-se com ambições renovadas
"Duarte Alves é o novo treinador do Matraquilhos Futebol Clube, substituindo no cargo Paulo Vieira, depois de uma época que esteve longe de corresponder às expectativas. Melhorar esta prestação é o primeiro grande objectivo do jovem técnico para 2009/2010, sendo que os responsáveis pela colectividade apostam na sua maior experiência.

No entando, Paulo Vieira mantém papel de relevo na actual composição do corpo técnico, assumindo funções de treinador adjunto. O profundo conhecimento que tem do clube e do plantel, que não sofre muitas mexidas, é considerado uma mais-valia importante. Duarte Alves, ao longo da temporada transacta, representou o Matraquilhos enquanto jogador.

No que toca ao plantel, que foi apresentado na noite da passada sexta-feira, na sede do clube, sita na Terra-Chã, o grupo apenas recebe cinco reforços, mantendo grande parte da espinha dorsal.
Carlos Silva (ex-Casa do Benfica), Ernesto Gouveia (ex-Fonte do Bastardo), Filipe Tavares (ex-Casa do Benfica), Paulo Areias (ex-GDR São Carlos) e Nuno Vieira (ex-Angrense), sendo este último um regresso, são as caras novas.

Armindo Cabral, Carlos Garcia, Carlos Ferreira, Emanuel Leal, Flávio Ficher, José Amaral, Pedro Tavares e Ricardo Martins compõem um núcleo duro que se mantém desde a época da fundação. Além de Duarte Alves (treinador) e Paulo Vieira (técnico adjunto e treinador dos juniores “B”), António Ribeiro, Edmundo e José Manuel são os directores responsáveis pela equipa sénior de futsal que irá atacar as provas sob a égide da AFAH. Nuno Vieira treina os juniores “C”. Os trabalhos de preparação arrancam hoje

Ambição

Em termos desportivos, o grande objectivo do Matraquilhos para 2009/2010 passa por repetir o rendimento evidenciado na época de estreia (2007/2008) e, se possível, melhorar o quinto lugar alcançado. Para Duarte Alves, é imperioso não repetir as prestações menos conseguidas ao longo da pretérita temporada (10ª posição), não obstante a conquista do Torneio de Abertura, ainda sob o comando técnico de Paulo Vieira.

“Vamos tentar lutar pelos lugares cimeiros e julgo que o plantel, com a experiência adquirida e a qualidade dos reforços, reúne condições para conseguirmos cumprir com as metas traçadas. O objectivo será sempre o de melhorar, pois todos temos consciência que a última época não nos correu bem. Vamos tentar fazer, no mínimo, melhor do que primeiro ano”, salienta Duarte Alves, que reforça o facto de o grupo não sofrer grandes modificações.

O jovem técnico entende que o futsal terceirense tem crescido em qualidade e antevê uma prova renhida. “Há 3/4 formações bastante fortes, mesmo que não se assumam como candidatos, e o Matraquilhos vai querer intrometer-se no grupo de equipas que irá ocupar o topo da tabela”, refere. Ainda assim, Duarte Alves afirma que a falta de espaços para a prática/treino é “a grande lacuna” da modalidade.

Por outro lado, o técnico matraquilhense acredita que o futsal começa, cada vez mais, a desligar-se do futebol, adquirindo fundamentos e conceitos próprios. “Quando comecei a jogar foi nestas condições, numa equipa composta por jogadores que vinham do futebol. Aliás, nem havia formação. Em seis anos o futsal teve uma evolução fantástica, muito maior, porventura, do que em qualquer ponto do país. Penso que já existe uma verdadeira separação do futsal e do futebol. Há cada vez mais gente jovem a praticar futsal e, a outro nível, são cada vez mais importantes as formações para treinadores”, atira.

A terminar, Duarte Alves deixa um elogio ao clube: “o Matraquilhos está no rumo mais do que certo, mesmo sendo um clube jovem, com apenas três épocas inserido nas provas da AFAH. Não está a entrar em loucuras e tem gente jovem e capaz de acautelar o futuro. Estou convencido que, a médio prazo, o clube vai ser uma certeza no futsal terceirense”."

Sem comentários: