segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"MFC com preocupações desportivas e sociais"

segunda-feira 16.Ago.10 Diário Insular

"CLUBE LANÇA 2.ª EDIÇÃO DO PROJETO "MATRAQUILHOS...PARA ALÉM DO FUTSAL"
MFC com preocupações desportivas e sociais
JUVENTUDE em destaque no Matraquilhos em dia de apresentação oficial do plantel sénior

Clube com perto de oito dezenas de atletas federados, a maioria integrada na formação, que engloba todos os escalões. O projeto da coletividade assenta na juventude.
Em dia de apresentação (ver pela abaixo), o Matraquilhos Futebol Clube (MFC) dá a conhecer a segunda edição do projeto "Matraquilhos...para além do futsal", documento que pretende cotar-se como veículo orientador da política desportiva e social da coletividade.
De acordo com Nuno Vieira, dirigente responsável pela sua elaboração, as matrizes inscritas no documento abrangem diversas áreas e serão desenvolvidas junto da comunidade jovem da Terra-Chã, freguesia onde o clube está sediado.
"Temos consciência do trabalho desenvolvido, sendo que queremos continuar a dar novos passos no sentido de uma melhoria. Esta 2.ª edição do projeto "Matraquilhos...Para Além do Futsal" é um documento estratégico, o qual pretendemos colocar à consideração das entidades competentes para sua análise e apoio na solução dos problemas que já estão identificados", salienta o jovem dirigente.
Pode ler-se no documento que a "direcção do MFC tem na juventude as bases que alicerçam este projeto, sendo que, nestes três anos de atividade, o clube tem vindo a estabelecer-se cada vez mais como uma instituição de referência para os jovens desta comunidade com problemas sociais evidentes. Os nossos objectivos específicos passam por prosseguir um projeto de justificado valor para os jovens da Terra-Chã".
O MFC iniciou a sua actividade desportiva em 2007 com 15 atletas federados, número que aumentou para 69 na época passada. Para a presente temporada, o clube vai ter em competição cerca de oito dezenas de praticantes, 70 por cento dos quais integrados nas camadas jovens, que englobam todos os escalões.
"A maioria destes atletas são provenientes da freguesia da Terra-Chã, mas a direção MFC tem uma relação próxima com as Casas de Apoio Social, que albergam jovens que desenvolvem atividade no clube. A implementação do projeto "Escolinhas Futsal Matraquilhos" é, neste contexto, uma meta estabelecida, pretendendo-se fazer do futsal um meio de desenvolvimento motor e de criação de hábitos de vida saudáveis, além de ser um verdadeiro meio de prevenção de problemas sociais, como é o caso da toxicodependência", pode igualmente ler-se no documento.
Apoio na educação social dos jovens, proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, prática desportiva regular e adequada, aumentar o número de praticantes nos escalões etários mais baixos através da aproximação à Escola Básica da Terra-Chã e Centro Comunitário, promoção do futsal junto das escolas, ocupação tempos livres após o horário escolar e implementação do projeto "Coordenadores de Formação" são alguns dos objectivos estabelecidos pela direção do MFC.
No entanto, a falta de um pavilhão na freguesia é, segundo os responsáveis, o grande entrave à eficácia do projeto "Matraquilhos...para além do futsal", situação que tem prejudicado, principalmente, o trabalho de treino junto dos escalões de formação.
MFC APRESENTA PLANTEL E NOVO TREINADOR
Marco Reis quer ser campeão


Lutar pelo título de campeão de ilha em seniores e garantir um lugar no futuro campeonato da Série Açores de Futsal, que será uma realidade em 2011/2012, são os grandes objetivos do Matraquilhos Futebol Clube para a próxima época. A revelação foi feita por Marco Reis, novo técnico principal, por ocasião da apresentação da equipa a sócios e simpatizantes, que decorreu no passado sábado.
"A direção do MFC pediu-me para definir objetivos, o que é muito interessante para o treinador. Com o plantel que tenho à disposição, o objetivo desportivo número um é ser campeão. Num plano secundário, mesmo que não tentemos pensar muito nesta situação, será extremamente importante garantir uma vaga na Série Açores de Futsal. Penso que estão reunidas as condições para realizarmos uma época muito positiva e lutarmos por estas metas", referiu Marco Reis, técnico ex-U.Praiense.
Ricardo Martins, Nuno Cardoso, Carlos Garcia, Rui Cota, Zézinho, Carlos Silva, Tiago Martins, Carlos Ferreira, Flávio Ficher, Fábio Raposo, Filipe Tavares e os reforços Nelson Silva, Carlos Manuel e Tony (ambos ex-U.Praiense), Tércio Perdigão (ex-Fonte do Bastardo), Paulo Ourique (ex-GD Biscoitos) e Helder (ex-Belém) são nomes que compõem o plantel do Matraquilhos Futebol Clube para 2010/2011.
Marco Reis terá como adjuntos os irmãos Nuno e Paulo Vieira. António Ribeiro, Edmundo Mancebo, José Manuel e Sérgio Lima são os diretores para o futsal sénior da coletividade da Terra-Chã.
A equipa volta hoje ao trabalho."
MA-TRA-QUI-LHOS!!!




Sem comentários: