quinta-feira, 5 de abril de 2012

Antevisão da Final Taça Ilha Terceira. Que seja um grande espectáculo para a evolução do Futsal Terceirense/Açoriano

Futsal em Crescimento

Blog que divulga informações sobre o Futsal nos Açores (http://www.futsal9ilhas.blogspot.pt)/
QUINTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2012


Taça da Ilha Terceira - A final está mesmo aí...

Na sequência da final da Taça da Ilha Terceira, que se disputa este Sábado, as 19h00, no Pavilhão da Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroismo, fomos ao encontro dos treinadores finalistas, Nuno Vieira e Carlos Brasil, treinadores do Matraquilhos e Barbarense respectivamente, para saber as suas perspectivas, que influência pode ter a final da Taça nas suas épocas, etc.


Começando por Nuno Vieira:

Futsal 9 Ilhas: Até agora, os Matraquilhos FC têm tido uma época de sonho, sendo actualmente líderes invictos na Serie Açores. Como encara nesta paragem a final da Taça da Ilha Terceira?

Nuno Vieira: Este desafio para a taça de ilha é uma oportunidade para a minha equipa defender o título de Vencedor da Taça Ilha Terceira conquistado a época passada. Na minha perspectiva como treinador e apesar do cansaço da época, o facto de não estar parado é bom sinal, pois é significado que temos a possibilidade de disputar mais uma competição federada.

F9I: Tendo em conta que os Matraquilhos FC estão numa divisão superior, ainda não perderam esta época, considera que são os favoritos a esta final?

NV: Não vejo esta final com esta perspectiva, na minha opinião o favoritismo é 50:50, sendo que a minha equipa respeita o Barbarense e sabe que é uma equipa ambiciosa e que para chegar à final eliminou equipas da Série Açores.

F9I: Como avalia o seu adversário, o SC Barbarense?

NV: O Barbarense, para mim, é uma equipa que tenta praticar um Futsal com princípios definidos e que revela uma identidade colectiva no seu modelo de jogo. O Carlos é um treinador que leva o futsal de uma forma séria e reconheço qualidades na sua equipa, quer em termos defensivos e ofensivos.

F9I: Na nossa opinião, os Matraquilhos FC e o SC Barbarense são dos melhores praticantes da modalidade nos seus respectivos campeonatos. Concorda com a nossa opinião? Acha que estão reunidas condições para um grande “hino” à modalidade?

NV: Acima de tudo considero que estes dois clubes elevam a qualidade da modalidade na ilha Terceira e Açores, pois além das equipas seniores, apostam nos escalões de formação, estes aspectos, evidenciam a forma como encaram com seriedade a modalidade. No que se refere ao jogo em concreto, espero acima de tudo seja um grande espectáculo para a evolução do nosso Futsal e que todos os amantes da modalidade, independentemente do clube que apoiam marquem presença, pois todos cresceremos com isto. Não desejo boa sorte ao Barbarense, mas que seja um grande espectáculo de futsal (risos).

F9I: Pode uma vitória nesta final motivar ainda mais os seus jogadores para a almejada conquista da Serie Açores?

NV: Tal como referiu no início da entrevista a "paragem" da Série Açores, pelo que neste momento, estamos 100% focados nesta final e só depois voltaremos a pensar no próximo jogo do Campeonato.


Virando agora atenção para o Treinador do SC Barbarense, Carlos Brasil:

Futsal 9 Ilhas: O SC Barbarense teve uma boa primeira volta, sendo que acabou a primeira volta em 1º lugar no Campeonato da Ilha Terceira, enquanto na Taça da Ilha Terceira eliminou duas equipas da Serie Açores. Depois de 4 jornadas disputadas na segunda volta, caiu para o 3º lugar. A que se deveu essa quebra? Como encara nesta paragem a final da Taça da Ilha Terceira?

Carlos Brasil: Começando pela segunda questão a Final da Taça não podia vir em melhor altura. Necessitávamos de ter um grande desafio, onde a motivação, adrenalina estivessem ao máximo, de um jogo único que pode dar um título, para recuperar os níveis anímicos da equipa, ainda para mais com o actual vencedor da competição. Em relação à primeira pergunta, a verdade é que quebramos, a nossa qualidade não foi a mesma e acusamos alguma ansiedade em momentos de alguns jogos determinantes. No entanto, já não tínhamos o plantel todo disponível desde o jogo com o GDR São Carlos, e graças a deus desde da semana passada que temos quase todos a 100% o que é meio caminho andado. A nossa qualidade, organização e competência continuam lá, os jogadores são os mesmos, sabemos perfeitamente onde erramos, e nada melhor que uma final para provar tudo isso.

F9I: Tendo em conta que os Matraquilhos FC estão numa divisão superior, ainda não perderam esta época, considera que são os favoritos a esta final?

CB: Claramente, não só por estarem numa divisão superior, por serem lideres invictos, mas por serem também os detentores do troféu e tudo isso conta. Mas isso não impede que tenhamos ambição nesta competição. É um jogo único, em que tudo pode acontecer. Sabemos as nossas limitações, respeitamos muito o nosso adversário, mas sabemos o que podemos fazer. Mas claramente no plano teórico, teremos 15% ou 20% de hipóteses enquanto os Matraquilhos terão o resto do favoritismo.

F9I: Como avalia o seu adversário, Matraquilhos FC?

CB: Basta dizer que é uma equipa que ainda não perdeu esta época, não perde à mais de um ano, tem o melhor plantel a nível Açores, na minha modesta opinião, tanto a nível de qualidade como quantidade, excluindo obviamente o Operário. Desde que o Nuno Vieira assumiu o comando técnico, estes apresentam princípios tanto a nível defensivo/ofensivo, mostram outra organização e isso tem se visto nos resultados. Admiro o seu trabalho.

F9I: Na nossa opinião, os Matraquilhos FC e o SC Barbarense são dos melhores praticantes da modalidade nos seus respectivos campeonatos. Concorda com a nossa opinião? Acha que estão reunidas condições para um grande “hino” à modalidade?

CB: Concordo na parte que são das equipas mais organizadas a nível terceirense e mesmo a nível de açoriano pelo aquilo que tenho visto nalguns jogos da Serie Açores.

Existe as condições todas para ser um grande espectáculo e era muito bom que o pavilhão estivesse cheio. Seria um sinal muito forte do nosso futsal.

F9I: Que impacto pode ter uma vitória nesta final no resto da temporada?

CB: O nosso objectivo para esta competição era atingir a Meia-Final, devido a planificação da temporada, senão tínhamos ficado imenso tempo sem competir em Dezembro. Com distinção, atingimos a final e obviamente vamos usar as nossas armas, mas são duas competições diferentes, com objectivos diferentes. Neste momento o nosso pensamento não vai além de Sábado e só depois disso pensaremos no jogo seguinte.

Assim ficamos com as ideias dos dois jovens técnicos que irão disputar o segundo troféu oficial da época, no que às competições da AFAH diz respeito.

O Futsal 9 Ilhas deseja sorte aos dois, que seja um grande jogo, com emoção e que vença o melhor…

Sem comentários: