segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Terceira é referência no futsal açoriano"


Diário insular | futsal | 28.jan.2013

ROLDÃO DUARTE, VICE-PRESIDENTE DA AFAH


Terceira é referência
no futsal açoriano


 ANGRA DO HEROÍSMO apresentou futsal de grande qualidade técnica
Roldão Duarte considera que a prestação alcançada no Torneio Nacional Interassociações de sub20 reflete a qualidade do futsal local, o que nem sempre é reconhecido.







A SELEÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ANGRA DO HEROÍSMO (AFAH) ALCANÇOU UMA PRESTAÇÃO DEVERAS POSITIVA NA FASE ZONAL SUL DO TORNEIO NACIONAL INTERASSOCIAÇÕES DE SUB20, EM FUTSAL. A EQUIPA LIDERADA POR DUARTE ALVES BATEU PONTA DELGADA (6-1) E ALGARVE (4-2), PERDENDO APENAS COM LISBOA (2-4). É, DIGAMOS, UM DESFECHO QUE SUPEROU AS EXPECTATIVAS MAIS OTIMISTAS?

Ao analisar o grupo em que estávamos inseridos, podemos dizer que os resultados foram ao encontro das nossas expectativas. A exceção foi o desempenho contra Lisboa, traduzido num prélio equilibrado, pela qualidade de jogo que apresentámos, frente a uma seleção praticamente profissional, desde o seu treinador (Roger Augusto) e jogadores (na maioria pertencentes aos quadros do Sporting Clube de Portugal), até ao técnico de equipamentos. Posteriormente, o desafio contra o Algarve foi o confirmar, contra uma excelente equipa, de toda a qualidade patenteada durante a nossa estadia em Beja.


 ROLDÃO DUARTE 
lamenta corte nos apoios por parte do Governo Regional

ATENDENDO ÀQUILO QUE OBSERVOU AO LONGO DA PROVA, ACREDITA QUE A AFAH REUNIA CONDIÇÕES PARA ATINGIR A ALMEJADA "FINAL FOUR"?

Claramente! Não fosse o forte condicionalismo a que fomos vetados em toda a organização desta fase de apuramento da Zona Sul, desde um grupo de três equipas, sendo que uma delas era a Associação de Futebol de Lisboa, campeã em título e que teve 24 horas de descanso entre os dois jogos, enquanto nós dispusemos somente de quatro horas de intervalo.
Numa conjuntura diferente, a nossa associação seria, no mínimo, uma das quatro finalistas - apuravam-se os vencedores dos três grupos e o melhor segundo - e, claro, depois tudo era possível.
Aliás, tendo como ponto de referência os oito a um com que Lisboa brindou a congénere da Associação de Futebol de Évora, vencedora de um dos grupos, posso-lhe confidenciar que ficou um amargo de boca em toda a comitiva. Porém, ao mesmo tempo, ficámos muito satisfeitos com os comentários de vários quadrantes (inclusive do selecionador nacional de futsal, professor Jorge Brás) que fomos ouvindo ao longo da prova.
Geração com atletas
de elevada capacidade

ESTA GERAÇÃO - QUE ALBERGA VÁRIOS TALENTOS - TEM CONDIÇÕES PARA ELEVAR AINDA MAIS A QUALIDADE DO FUTSAL TERCEIRENSE E AÇORIANO?

Penso que se trata, na realidade, de uma geração daquelas que surge, como se costuma dizer em linguagem popular, de "tempos a tempos". Se mantiver os pés bem assentes no chão, com humildade, vontade de continuar a evoluir nos respetivos clubes e prescindindo de algumas coisas que quem pretende ir mais além tem de o fazer, poderá trazer imenso ao futsal terceirense e açoriano.

FUTEBOL VS FUTSAL
 OLHANDO PARA TUDO AQUILO QUE TEM SIDO OBTIDO AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, É LÍCITO AFIRMAR QUE O FUTSAL NA ÁREA DE JURISDIÇÃO DA AFAH COMEÇA A CONQUISTAR O SEU ESPAÇO NO PANORAMA NACIONAL?

Ainda é algo prematuro falar no panorama nacional. Vamos aguardar, com serenidade, por novas oportunidades, mas, contudo, uma certeza já temos: no panorama regional somos claramente uma referência.

O SUCESSO DO FUTSAL TERCEIRENSE PODE IMPLICAR UM DECRÉSCIMO DE QUALIDADE NO FUTEBOL?

Esperamos que tal não aconteça. Julgo que ambas as modalidades têm o seu espaço e com as atuais condições, quer em recursos humanos com habilitações, quer em espaços físicos (há mais campos de relva sintética, bem como pavilhões), as expectativas são cada vez maiores.
Aqui, não podemos esquecer, como é evidente, a componente diretiva (cada vez mais importante, atendendo a que sem ela não existem clubes e associações), porque nem todos podem ser jogadores ou treinadores, mas podem, igualmente, contribuir para o sucesso dos seus clubes.

QUE PASSOS DEVEM SER DADOS PARA QUE O FUTSAL SOB A ÉGIDE DA AFAH POSSA CONTINUAR A EVOLUIR DE UMA FORMA SUSTENTADA?

O passo principal será criar um gabinete técnico específico para o futsal, o que ainda não foi possível por parte desta direção, porque, apesar de termos duas modalidades, futebol e futsal (o que não acontece com as outras associações, voleibol, basquetebol, andebol, atletismo, etc.), e o número de atletas ter crescido de um modo exponencial, fomos sofrendo cortes acentuados e limitadores nos apoios por parte do Governo Regional dos Açores.
Julgo que, após este importante e decisivo passo, todos os outros vão aparecer com absoluta naturalidade.

TORNEIO NACIONAL INTERASSOCIAÇÕES DE SUB20

Angra do Heroísmo
com nota elevada

Foi deveras meritória a presença da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo no Grupo 6 do Torneio Nacional Interassociações de Futsal Masculino, escalão de sub20, Fase Zonal Sul, evento que decorreu no pavilhão municipal de Beja e no pavilhão de desportos de Vidigueira.
Num grupo que integrava também Ponta Delgada e Lisboa, a equipa orientada por Duarte Alves bateu os micaelenses por 6-1. Frente à superfavorita Lisboa, pese a excelente réplica, os ilhéus cederam por 4-2. Já na segunda fase, a turma angrense ultrapassou o Algarve por 4-2.
Uma vez que os restantes grupos eram constituídos por quatro equipas, a seleção da AF Angra do Heroísmo ficou impossibilitada de se apurar para a "Final Four" da prova na qualidade de melhor segunda classificada.

COMITIVA
A seleção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo apresentou os seguintes atletas no referido certame:
Brandon Lima (Posto Santo), João Ferreira (Posto Santo), Dárcio Sousa (Fonte do Bastardo), João Santinha (Posto Santo), Diogo Pires (Matraquilhos), João Moutinho (Fonte do Bastardo), Bruno Carreiro (Matraquilhos), Luís Leite (Matraquilhos), José Martins (Posto Santo), Carlos Rodrigues (Posto Santo), José Bertão (Matraquilhos) e Jorge Borges (Fonte do Bastardo).
Integraram ainda a comitiva Roldão Duarte (vice-presidente), Francisco Valadão (vogal da direção), Carlos Gomes (vogal da direção) e Nuno Carreiro (massagista), para além do treinador Duarte Alves.

Sem comentários: