quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

"Lusitânia e Matraquilhos sobem à Segunda Divisão"

Diário Insular | Futsal | 2.Jan.2013

NAS MODALIDADES DE FUTEBOL E FUTSAL


Lusitânia e Matraquilhos sobem à Segunda Divisão
CAMPEÕES. Lusitânia e Matraquilhos terminaram a época em ambiente de festa

"Lusitânia (futebol) e Matraquilhos (futsal) ganham a Série Açores a ascendem à Segunda Divisão Nacional. Barreiro também em festa. Angrense desce.

Lusitânia (futebol), orientado por Francisco Faria, e Matraquilhos (futsal), treinado por Nuno Vieira, estiveram em plano de destaque na temporada desportiva 2011/12.

O emblema da rua da Sé contrariou todas as previsões e conquistou, com indiscutível mérito e competência, o Campeonato Nacional da Terceira Divisão - Série Açores, garantindo o passaporte para o escalão superior.

O grémio da freguesia da Terra Chã revelou-se imbatível na primeira edição do Campeonato da Terceira Divisão - Série Açores de Futsal, adquirindo uma vaga na Segunda Divisão Nacional.

Em ambos os casos, um dado em comum: plantel e treinador 100% "made in Açores", uma tendência cada vez mais visível nas equipas regionais, fruto de uma aposta firme na formação e, claro, da conjuntura vigente que obriga a orçamentos altamente rigorosos.

Ainda no desporto-rei, o Barreiro ergueu o cetro de campeão da AF Angra do Heroísmo, o que lhe valeu o retorno às competições de âmbito nacional. Pese a dignidade que apresentou em campo, também com um plantel totalmente açoriano, o Angrense falhou a manutenção na Segunda Divisão. O Praiense concretizou uma época abaixo das expectativas, mas na presente edição da Série Açores está imparável.

Voltando ao futsal, o Posto Santo ditou leis, tanto no plano local como regional, em femininos, efetuando uma prestação nacional agradável. Em masculinos, com muita polémica à mistura, a Fonte do Bastardo arrecadou o título de ilha em masculinos, juntando-se a União Praiense, Posto Santo e Casa da Ribeira na Série Açores.

MUDANÇAS

Fora das quatro linhas, Tiago Ormonde sucedeu a Adrualdo Rocha na liderança da direção do Praiense. No Lusitânia, a luta pela sobrevivência manteve-se, graças ao esforço titânico da Comissão Executiva que gere a coletividade.

Pelos lados da rua de São João, Avelino Luís Gonçalves aproveitou a cerimónia do 83.º aniversário do Angrense para anunciar que não se recandidata no final do presente mandato. Miguel Borba é pretendente ao lugar.

ELISEU

Por fim, Eliseu Santos. O defesa/médio, natural da ilha Terceira e produto dos escalões de formação do Marítimo do Corpo Santo, esteve na berlinda na época do defeso, atendendo aos vários convites para deixar o Málaga.

O Benfica foi apontado como destino provável, atendendo ao desejo do treinador Jorge Jesus em contar com os seus préstimos, mas a verdade é que Eliseu permaneceu em Espanha, sendo, inclusive, uma das referências da equipa que vai defrontar o FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A afirmação na seleção lusa é que continua adiada."

Sem comentários: