segunda-feira, 22 de abril de 2013

"Inexperiência paga-se (muito) caro"

Diário Insular | Desporto | Futsal | Daniel Costa | 22.ABR.13

VITÓRIA NATURAL (6-3) DO LOURES NA VISITA AO REDUTO DO CONDENADO MATRAQUILHOS

Inexperiência
paga-se (muito) caro

A turma forasteira limitou-se a controlar os andamentos e a tirar partido dos erros do Matraquilhos que ainda arrebitou no fim.

DANIEL COSTA |di

Um golo consentido ao segundo minuto, perante uma das fortes equipas da Segunda Divisão - Série "B", que tem andado no pelotão da frente do campeonato, condicionou a estratégia do Matraquilhos, que passava, eventualmente, por retardar a vantagem contrária, tentando enervar o conjunto de Loures e, por conseguinte, obrigá-lo a cometer erros e, quiçá, vir a tirar partido desses lapsos para o surpreender.
Todavia, a formação negra de Loures, sem fazer muito por isso, é necessário dizê-lo, dilatou o avanço quatro minutos depois, num golo que não justificava e que acabou por cair do céu.

Com um prejuízo de duas bolas a partir do minuto seis, o Matraquilhos tornou-se um coletivo empreendedor, dinâmico e ofensivo, ante um antagonista que se limitou a trocar calmamente o esférico e a esperar pelos erros dos visitados para se chegar à frente, o que, se por um lado, é uma exibição realista e pragmática; por outro, retirou brilho ao espetáculo, porque, atendendo à classificação, esta equipa certamente que pode e saber fazer muito mais, mas o desenrolar do jogo assim o permitia.

Assistiu-se, contudo, a uma reação positiva do emblema da Terra Chã, que se chegou à frente sem complexos, só que depois apareceu o terceiro e, posteriormente, o quarto golos forasteiros, atingindo-se o intervalo com o marcador em 0-4.

Com isso notou-se claramente o desânimo no cinco terceirense que, embora continuasse a fazer pela vida, já não se exibia da mesma forma. A equipa está consciente das dificuldades, já assimilou que não consegue ir mais além neste campeonato, mas é importante reagir e lutar até ao derradeiro minuto do campeonato com o mesmo empenhamento e, acima de tudo, retirar ilações desta experiência que, com certeza, foi muito positiva para esta jovem coletividade e para os atletas que tiveram a felicidade de contribuir para a caminhada no segundo escalão do futsal nacional.

O reinício do prélio ficou marcado pela lesão, com alguma gravidade, do guarda-redes continental, Pedro Oliveira, de pronto assistido no local, mas com a necessidade de ser evacuado para o Hospital de Angra, após um choque involuntário com um jogador do Matraquilhos. Esta situação obrigou a partida a uma paragem prolongada, até que chegasse a ambulância para transportar o infortunado guardião forasteiro.
Retomada a peleja, largos minutos após a retirada de campo de Pedro Oliveira, com uma ferida aberta e apresentando sintomas de sonolência, debaixo de forte ovação de companheiros, adversário e público presente, num gesto bonito de solidariedade, a matriz de jogo não se alterou, ou seja, perante um Matraquilhos algo descrente, o pragmatismo visitante cingiu-se a aproveitar os equívocos dos anfitriões para, paulatinamente, subir a fasquia no resultado.

Inconformado, o Matraquilhos perseguiu pelo menos o merecido ponto de honra, que veio a surgir por intermédio de Carlos Silva. Pouco depois, Tony fazia o segundo e o terceiro, numa ponta final mais de acordo com a valia do conjunto angrense, sempre acarinhado e apoiado pela sua fantástica claque, de facto, um exemplo a seguir.
Arbitragem: regular.

LEG: MATRAQUILHOS está de regresso à Terceira Divisão de Futsal - Série Açores
2.ª DIVISÃO - 23.ª JORNADA

Complexo Desportivo Tomás de Borba
Árbitros: Alberto Pereira e Wilson Gomes (AF Leiria)
Cronometrista: Rui Martins (AFAH)

Ao intervalo:
0-4

Matraquilhos 3

Ricardo Martins
Nelson Silva
Tércio Perdigão
Tiago Poim
Fábio Raposo

SUPLENTES
Nuno Cardoso, Carlos Silva, Armindo Cabral, Tony, José Domingos, Carlos Rui e Nelson Laranjo.

TREINADOR
Nuno Vieira.

Loures 6

Kaká
Ricardo Semedo
Luís Paulo
Luizinho
André Fernandes

SUPLENTES
Pedro Oliveira, Bruno Batista, Paulo Major, Thiano, Ruben Joaquim, Gonçalo Alves e André Costa.

TREINADOR
José Freitas.

Disciplina: cartão amarelo para Kaká (11m).
Marcadores: Ricardo Semedo (2 e 19m), Luizinho (6m), Ruben Joaquim (15m), Luís Paulo (25m), André Costa (29m), Carlos Silva (37m) e Tony (38 e 39m).

Sem comentários: