sábado, 3 de maio de 2008

COLABORAÇÃO COM A CÁRITAS

Unidade de Formação da Cáritas dos Açores celebra protocolo com Matraquilhos Futebol Clube

"Partindo dos princípios basilares da UFCA em torno do trabalho com jovens socialmente excluídos e a premência de articulação com diversas instituições da nossa sociedade, encontrou-se no Matraquilhos Futebol Clube (MFC), mais um parceiro importantíssimo no Bairro Social da Terra Chã de forma a intervir junto dos mesmos, através da actividade desportiva, que é um dos interesses dos jovens, mas que nem sempre lhes é facultada informação ou oportunidades de exibirem os seus valores e capacidades.

O MFC, fundado a 24 de Novembro de 2006, adveio como o desejo de um grupo de amigos pertencentes ao Bairro Social da Terra Chã e pelo gosto pela prática do Futsal, e simultaneamente terem um papel activo na sua comunidade. Assim surge o primeiro projecto “Matraquilhos…para além do futsal”. Pretende-se com esta colaboração, que possamos intervir junto de jovens do Bairro da Terra Chã e abrindo portas para jovens de outras zonas da Ilha Terceira, seja feito um trabalho de mobilização e motivação de jovens caracterizados pela ausência de habilidades/competências pessoais e sociais e de valores, com o intuito da prática do desporto regular, na forma de ocupação mais vinculativa destes jovens a nível social e desportivo e consequentemente desenvolvimento psicossocial.

Desta forma, está já agendada a primeira iniciativa de cariz social e desportivo organizado pelo MFC, um Torneio de Futsal no dia 31 de Maio de 2008 no Campo do Bairro Social da Terra Chã que abarcará jovens do sexo masculino e feminino dos 12 aos 20 anos de idade.
Para inscrições e regulamento consultar o seguinte blog: www.matraquilhosfutebolclube.blogspot.com
Esta é a primeira iniciativa em colaboração com estas duas instituições, ficando o convite geral para que mais instituições se juntem e colaborem nestas iniciativas ou em outras e que possam servir de ocupação de tempos livres ou como espaços potenciadores de desenvolvimento pessoal e social que estas actividades possibilitam."

1 comentário:

RD disse...

É sempre de acarinhar e "apadrinhar" instiuições que acreditem nos valores sociais e educacionais de jovens que a maioria das vezes encontram as portas certas fechadas e as erradas abertas...que precisam de um suporte, de um apoio, de alguém que se preocupe e acarinhe estes jovens...
Conheço o mal da Terra Chã, mas também sou acérrimo defensor que muito há de bom e sem dúvida que a vossa instituição é uma delas que possibilitará um trabalho de colaboração e de iniciativa de louvar.

A equipa técnica da UFCA estará sempre disponivel, dentro das suas limitações, para vos auxiliar e também para receber auxilio nesta caminhada.

Os meus parabéns pela classificação e pelas exibições (no campo e na bancada) para o MFC.

Um abraço

Rui Drumonde, membro da equipa técnica da UFCA