terça-feira, 24 de novembro de 2009

"O MATRAQUILHOS É O NOSSO SONHO DE CRIANÇA"

IN: www.regiaodesporto.com Autor: Nuno Vitória
"O MATRAQUILHOS É O NOSSO SONHO DE CRIANÇA"
"O Região Desporto esteve á conversa com Sérgio Lima, Presidente da Direcção do Matraquilhos Futebol Clube. O Matraquilhos foi fundado a 24 de Novembro de 2006 e é um clube que participa nas provas da AFAH pelo terceiro ano consecutivo.

Esta equipa é o actual Vencedor do Torneio de Abertura e umas das equipas invictas neste Campeonato. O Matraquilhos nestes três anos de provas na AFAH já conquistou quatro títulos, todos em Torneios de Abertura, dois no escalão de Seniores masculinos, um em Seniores femininos e um em Iniciados. Sérgio Lima é o “comandante deste sonho de criança”.

Região Desporto (RD): Sérgio para quem não conhece o Matraquilhos, como define o Matraquilhos?
Sérgio Lima (SL):
O Matraquilhos Futebol Clube é um sonho de criança. Quando tínhamos 14/15 anos, costumávamos reunir e juntamente com alguns miúdos mais novos organizávamos alguns jogos contra equipas de outras freguesias. Nesta mesma altura decidimos que quando tivéssemos a nossa vida estabilizada, que ai sim partiríamos para este projecto. Muita gente não se apercebe da nossa realidade, mas nós somos um clube de Bairro. Somos o clube do Bairro da Terra – Chã. Este é o nosso sonho de criança realizado.

RD: Na época passada o Matraquilhos conquistou o Torneio de Abertura e depois o Campeonato não correspondeu às expectativas. Na tua opinião o que se passou?
SL:
Criou-se uma grande expectativa em torna desta conquista e os primeiros jogos do Campeonato, não foi o que se esperava e depois apareceram as lesões em alguns jogadores que na altura eram fundamentais na nossa infraestrutura desportiva. Tudo isto junto, julgo que foram os principais factores para o mau Campeonato realizado.

RD: E como Presidente do Matraquilhos não teme que o mesmo se suceda este ano?
SL:
Não. Temos a máxima confiança no trabalho de Duarte Alves e Paulo Vieira. E além disso o nosso plantel é mais homogéneo, e dentro do qual temos mais soluções.

RD: A quando da apresentação do vosso plantel o objectivo era o Matraquilhos intrometer-se no meio dos candidatos ao titulo. Com a chegada de Nuno Cardoso, Rui Cota, Fábio Raposo e Tiago Martins, os objectivos ficaram mais elevados? Quais são os objectivos do Matraquilhos FC neste momento?
SL:
Não. Os nossos objectivos continuam a ser os mesmos. Continuamos a pensar jogo a jogo e no fim somaremos os pontos.

RD: Depois de uma época menos conseguida, foi fácil convencer estes novos atletas do Matraquilhos a aceitarem este projecto? O que achas que os levou a aceitar este projecto?
SL:
Penso que foi o próprio projecto em si. E o conhecimento que os atletas do nosso Regional tem da nossa organização e da forma que trabalhamos.

RD: Como surgiu a oportunidade de Duarte Alves substituir Paulo Vieira?
SL:
O Paulo Vieira foi o mais “massacrado” com tudo o que se passou na época passada, pelo amor e dedicação que tem ao clube. Em Dezembro do ano passado a Direcção já havia conversado e decidido que Paulo Vieira se iria dedicar à formação nesta época. E o nome do Duarte Alves foi o nome mais consensual entre nós Direcção, pois já conhecíamos Duarte Alves como desportista e como pessoa e ele era uma pessoa que estava por dentro da realidade do Matraquilhos. Assim decidimos que Duarte Alves seria o nosso treinador nesta época 2009/2010.

RD: Para si, Sérgio, quem é o mais forte candidato a conquistar o Campeonato Ilha Terceira de Futsal?
SL:
Pelo que já vi, pelos planteis que transitam da época passada, julgo que a Fonte Bastardo, o Posto Santo e a Casa da Ribeira que apesar de ter sofrido algumas remodelações no seu plantel são os mais sérios candidatos ao titulo. Que me desculpem as outras equipas.

RD: O Matraquilhos venceu o Torneio de Abertura e é a única equipa de futsal da jurisdição da AFAH que ainda não foi derrotada esta época. Isto não serão razões suficientes para o Matraquilhos ser um candidato ao titulo?
SL:
Não. O nosso objectivo será sempre jogo a jogo, mais do que isto será sempre mera especulação. Para nós Direcção e Equipa Técnica está definido desde o primeiro dia que o objectivo será sempre jogo a jogo.

RD: O Matraquilhos é uma das muitas equipas da área de jurisdição da AFAH que aposta na formação na vertente do futsal. O que vos levou a fazer esta aposta?
SL:
Nós no primeiro ano não arrancamos logo com a formação por falta de massa humana para colaborar connosco. Estes jovens são o futuro do Matraquilhos. Mesmo não formando grandes jogadores, pretendemos ajudar a formar estes jovens como homens, pois a maioria destes jovens vive no Bairro e o nosso Bairro é um Bairro com muitos problemas sociais. Na nossa formação está o futuro do Matraquilhos.
RD: O Matraquilhos também conquistou o Torneio de Abertura em Juniores “C” (iniciados). A que se deve esta conquista?
SL:
Acho que esse título se deve essencialmente ao trabalho de todos, essencialmente ao trabalho de Nuno Vieira que está a comandar este plantel de Iniciados. Esta conquista é um título mais do que justo para o Matraquilhos, pela forma como temos vindo a trabalhar com estes miúdos. Tentamos sempre incutir espírito de grupo, respeito pelas equipas adversárias, respeito pelas equipas de arbitragem e acima de tudo incutir nestes jovens um espírito positivo e uma atitude também positiva e assim conseguirem vitórias.

RD: E vocês direcção acreditam na conquista do Campeonato Ilha Terceira de “Iniciados"?

SL: Nós na nossa formação não exigimos vitórias. Exigimos respeito pelos adversários, árbitros e uma grande atitude vencedora durante cada jogo. Estarmos a exigir mais do que isto não seria justo para estes miúdos. Queremos que se divirtam a jogar futsal, que retirem algumas lições para a vida e que para o ano tenham a mesma vontade de continuar a aprender no Matraquilhos.

RD: A Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo prometeu um Pavilhão para a Terra – Chã. Este Pavilhão certamente virá ao encontro das vossas expectativas e necessidades. Que opinião tem sobre esta promessa da Presidente da CMAH?

SL: Primeiro que tudo esperamos que esta promessa seja cumprida. Este é o nosso grande handicap. Neste momento para realizarmos três treinos semanais temos que realizar um treino num ringue de cimento. A nível de infra-estruturas não se conseguiu acompanhar a evolução do futsal em Angra do Heroísmo. Na Praia da Vitória é precisamente o contrário.

RD: O Matraquilhos é uma equipa que já tem a sua sede mas ainda não tem um bar como outras instituições para ser mais uma fonte de receita. Para quando o Matraquilhos terá mais esta fonte de receita?
SL: Provavelmente iremos ter novidade nesta área muito em breve.

RD: Dia 24 de Novembro é dia de eleições no Matraquilhos FC. Pensa continuar á frente do Matraquilhos?

SL: Isto já está definido. Vou avançar com a minha lista que irá sofrer duas ou três alterações.

RD: E espera que apareça mais alguma lista interessada em liderar os destinos do Matraquilhos?

SL: Até ao momento não apareceu. Mas como está transcrito nos estatutos do Matraquilhos, ainda pode aparecer.
RD: Para terminar, existe algum tema de que queiras falar e não tenha sido abordado?
SL: Simplesmente quero ressalvar a importância deste tipo de sites e blogues, que tem divulgado os clubes que não tem tanto acompanhamento por parte da comunicação social, dita normal. Quero também aproveitar para agradecer em nome da Direcção do Matraquilhos aos sócios e simpatizantes todo o apoio que nos têm prestado. E quero pedir para continuarem a acreditar em nós."
A Direcção do Matraquilhos, vem por este meio manifestar um enorme orgulho por ver este sonho de criança tornado realidade, sem dúvida uma colectividade muito jovem, mas que num espaço curto de tempo já é um nome conhecido entre o público do Futsal Terceirence.
Gratos por todos os sócios, simpatizantes que têm feito esta família crescer de forma progressiva e sustentada.
Parabéns Matraquilhos Futebol Clube

Sem comentários: