sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

"O exemplo do Matraquilhos FC"

Publicação de Miguel Sousa Azevedo no seu blog Porto das Pipas (http://portodaspipas.blogs.sapo.pt/) com a sua perspectiva sobre o Projecto Matraquilhos...para além do futsal:

SEXTA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2014

O exemplo do Matraquilhos FC

Foto Cronica 37DI DEZ14 - O exemplo do Matraquilho
A atividade desportiva encerra um conjunto de valências que, bem direccionadas, podem mudar e complementar a vida de uma criança, de um jovem, de um adulto, e até de um veterano motivado. Isso acontece se essa prática for levada a cabo de uma forma saudável e orientada. Está mais que provado...o corpo agradece e o cérebro rejubila.

Para que haja clubes e desporto praticado em condições, é imprescindível o papel dos dirigentes associativos. Cada um com a sua motivação e, certamente, cada qual com o seu nível de ambições e desejos. A esse respeito, tenho de destacar o grupo - ou mesmo a família - que vai orientando o Matraquilhos Futebol Clube, um jovem emblema de apenas oito anos, formado em plena amizade e que vai alicerçando sucessos na freguesia da Terra Chã. Ao longo das recentes épocas, temos assistido a um trabalho muito eficaz na orientação e apoio aos mais novos da localidade, fortalecendo um projeto muito interessante ao nível da coesão social, e mesmo na apresentação a uma diferente visão da vida. A tal visão que o desporto também permite.

Trata-se de um verdadeiro exemplo, a extravasar o mote da "alma sã em corpo são", e um trabalho que merece toda a nossa admiração. Revela um empenho notável e, para lá da integração de muitos jovens com um contexto social difícil, vai alcançando títulos e incute-lhes um mundo de valores.

Ora, essa vertente social, em que todos ajudam todos, e cujas tarefas se cumprem com um sorriso nos lábios, encontra-se igualmente plasmada nos cachecóis e t-shirts do clube, onde podemos ler "Para além do Futsal". Daí que sejam genuínos e fundamentados os seus apelos de crescimento, sustentados até na atual dimensão do grémio, mormente na melhoria das condições em que vive, trabalha e compete. Os equipamentos são lavados na garagem da mãe do presidente do clube, onde também se amontoam troféus e materiais. O presidente da junta de freguesia desdobra-se em disponibilidade. E isto na mesma terra em que "sobraram" relvados sintéticos e em que há espaços de pendor público sem utilização. Já não há muitos, mas ainda os há. E o mérito é sempre uma ferramenta tão boa para avaliar quem se movimenta com fulgor na sociedade...

No recente "derby" local, frente à também valorosa formação do Posto Santo - que os da Terra Chã venceram por um golo de vantagem -, não deixei de apreciar o "grito" da equipa, no final da partida. Primeiro em silêncio e cumplicidade, entre os elementos do grupo, e só despertando em pleno ruído junto à extensa falange de apoiantes. Uma claque que nunca se apaga, e que acredita na "sua" equipa. No que é bem acompanhada pela serenidade e seriedade do jovem treinador Nuno Vieira, que não me canso de elogiar pela postura e dedicação.

Em 2013, e durante as andanças da campanha eleitoral autárquica, estive em dezenas de reuniões, conhecendo e partilhando anseios e sucessos das forças vivas do concelho de Angra. Uma delas, na Terra Chã, deixou-me com a plena vontade de colaborar oficialmente com um clube de freguesia e um projeto enorme. Oxalá a sensibilidade não tenha sido apenas minha...é que há muito ainda para crescer com este Matraquilhos FC.

Sem comentários: