segunda-feira, 9 de março de 2015

"POSTO SANTO E MATRAQUILHOS EMPATAM (2-2) EM JOGO INTENSO E VIBRANTE"

Diário Insular | Desporto | Futsal | Mateus Rocha | 9.MAR.15

POSTO SANTO E MATRAQUILHOS EMPATAM (2-2) EM JOGO INTENSO E VIBRANTE


O que sobrou em coração 
faltou (às vezes) em lucidez


 EQUILÍBRIO. Posto Santo e Matraquilhos dividiram os pontos em São Sebastião



Posto Santo foi (bem) melhor na primeira-parte. Matraquilhos equilibrou na segunda. Manutenção decide-se na segunda fase.
MATEUS ROCHA | di

Rasgadinho e intenso... mas leal. Assim se pode resumir o aguardado prélio entre Posto Santo e Matraquilhos, representantes da AFAH na Segunda Divisão Nacional de Futsal. Um duelo 100% terceirense, já que a equipa de arbitragem também era da ilha.

Posto Santo e Matraquilhos procuraram pressionar alto desde o início, só que foi a turma de Duarte Melo a entrar melhor, inclusive, a desperdiçar excelentes ocasiões para inaugurar o marcador. O modo como conseguia fugir às marcações contrárias era o segredo do domínio do Posto Santo, perante um rival que sentia sérias dificuldades nas transições ofensivas.

Porém, contra a corrente do jogo, o Matraquilhos chegou à vantagem, com Fábio Raposo a transformar uma grande-penalidade indiscutível. Delírio natural entre a incansável claque da Terra Chã. O Posto Santo não desmoralizou e, pouco depois, Toni restabeleceu o empate, dando (alguma) justiça ao placard.

Curiosamente, quando o Matraquilhos parecia entrar mais determinado no período complementar, é Nelsinho a dar vantagem aos visitados. A peleja aumentou de intensidade, criando-se várias situações de ataque/contra-ataque, afinal de contas, o lema da modalidade.

Havia imenso coração, mas, aqui e ali, notava-se ausência de lucidez nas ações - quiçá, fruto da salutar rivalidade entre ambos os emblemas e da importância dos pontos.

Com o Posto Santo limitado pela quinta falta a meio da etapa complementar, o Matraquilhos - para mais em desvantagem no marcador - subiu as linhas de pressão, só que, passados quatro minutos, os pupilos de Nuno Vieira ficaram igualmente barrados neste capítulo. 

Com uma bola nos postes para cada lado e com ensejos nas duas balizas, sentia-se que tudo se poderia resolver na marcação de livres diretos. Todavia, na única oportunidade para tal (sexta falta do Posto Santo), a 40 segundos do fim, Fábio Raposo atirou ao lado.

Conquanto a segunda metade se tenha revelado mais complicada do que a primeira, trabalho globalmente positivo da equipa de arbitragem, pese as dúvidas em relação ao lado da marcação do canto do qual resultou o segundo golo do Posto Santo.
 
RESULTADOS

A 18.ª jornada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Futsal Masculino - Série "E" apresentou os seguintes desfechos:
Atlético 5 - Sassoeiros 2
Posto Santo 2 - Matraquilhos 2
AMSAC 2 - UP Venda Nova 2
Tires Futsal 7 - Unidos Leceia 0
Os Vinhais 0 - Portela 5.

Classificação final da primeira fase (todas as equipas com 18 jogos concretizados):
1.º Portela 46 pontos
2.º Os Vinhais 40
3.º AMSAC 35
4.º Tires Futsal 29
5.º Atlético 28
6.º UP Venda Nova 23
7.º Matraquilhos 22 (6V4E8D, 43-60 em golos)
8.º Posto Santo 17 (5V2E11D, 52-82 em golos)
9.º Sassoeiros 12
10.º Unidos Leceia 3.

Os dois primeiros classificados (Portela e Os Vinhais) disputam o play-off de promoção à Primeira Divisão. Os restantes oito integram o play-off de permanência/despromoção, sendo que, neste caso, as equipas partem com 50% dos pontos averbados na primeira fase. Sorteio quinta-feira (14:00) e começo da segunda fase a 21 de março.

SEGUNDA DIVISÃO - 18.ª JORNADA

Complexo Desportivo Francisco Ferreira Drummond

Árbitros: Marco Carvalho (1.º) e Duarte Mourão (2.º) (AFAH).

Cronometrista: Artur Rodrigues (AFAH).

Ao intervalo:

1-1

Posto Santo 2
Jorge Borges
Nelsinho
Dimas Cardoso
Tanaka
Patareco

SUPLENTES
Rui Godinho (cap.), Márcio Mendes, Tozé, Juca, Toni, Godinho e Mário Jorge.

TREINADOR
Duarte Melo.

Matraquilhos 2
Nuno Cardoso (cap.)
Tércio
Carlos Rui
Tiago Poim
Nelson Laranjo

SUPLENTES
Pedro Cardoso, Dárcio, Laurindo, Duarte, Zé Bertão, Fábio Raposo, Diogo Pereira, Paulo Ourique e Hugo Narciso.

TREINADOR
Nuno Vieira.

Disciplina: cartão amarelo para Mário Jorge, Patareco, Jorge Borges; Carlos Rui e Fábio Raposo.
Marcadores: Toni (15m), Nelsinho (22m); Fábio Raposo (12m, g.p.) e Nelson Laranjo (33m). 

Sem comentários: