segunda-feira, 27 de agosto de 2007

APRESENTAÇÃO DO MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE

(FOTOGRAFIA RODRIGO BENTO) (Fonte: Diáro Insular, autor Daniel Costa, 21 Agosto 2007)

DAR ASAS AO SONHO

O Matraquilhos Futebol Clube deu a conhecer, nas instalações da Casa do Povo da Terra-Chã, o projecto da colectividade para a temporada desportiva 2007/2008.

Fundado em 24 de Novembro de 2006, o Matraquilhos Futebol Clube, embora já mantivesse actividade regular, agora devidamente registado, prepara-se para dar outro rumo à sua história, ao disputar pela primeira vez as provas sob a égide da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH).

A Casa do Povo da Terra-Chã encheu para dar a conhecer este novo projecto, bem como o sempre desejado plantel que irá defender as cores dos Matraquilhos em provas oficiais na variante do futsal.

A anteceder a cerimónia oficial, foi passado um DVD, onde se puderam ver imagens do passado da colectividade, passando pelo passado, mas também viradas para um futuro que os seus responsáveis esperam risonho.

Seguidamente, coube a Sérgio Lima, presidente da direcção, abrir a sessão oficial de apresentação da nova colectividade.

Após os cumprimentos da praxe, Sérgio Lima iniciou o seu discurso, começando por referir que "com a criação do Matraquilhos, em Novembro de 2006, deu-se corpo ao sonho de algumas crianças do Bairro da Terra-Chã. Este sonho já não era novo. Foi muitas vezes pensado e repensado por essas crianças, ora nos degraus da Igreja da Terra-Chã, ora na soleira da porta de um ou outro, em conversas inocentes à tarde, depois da escola, ou nas férias depois de uma peladinha de rua, onde ninguém queria perder".

As palavras seguintes foram de agradecimento para "com todos aqueles que têm apoiado o clube, nomeadamente as instituições da freguesia e algumas empresas privadas".

Virando agulhas na sua intervenção, as palavras seguintes foram para a participação do clube nos novos quadros competitivos, "com a convicção inequívoca que o nosso futebol se vai jogar tanto dentro como fora das quatro linhas, onde o respeito mútuo, o desportivismo e a atitude pedagógica vão estar sempre presentes. Este é um compromisso aqui assumido publicamente por directores, equipa técnica e jogadores, com o máximo empenho, jogando jogo a jogo, sem deixar que a ambição excessiva possa destruir o nosso sonho de crianças".

A concluir, Sérgio Lima depositou grande esperança no futuro e agredeceu a todos os convidados a sua presença em tão significado acto.

Posteriormente, Armando Braga, presidente da Junta de Freguesia da Terra-Chã, usou das palavras para, através de um curto improviso, deixar "uma palavra de felicitações e parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo trabalho desenvolvido pela associação os Matraquilhos, pois já conhecemos o grande esforço e empenho que esta associação tem desenvolvido. Quando nos vieram pedir colaboração, nós apostámos em dar o máximo de colaboração possível, tal como damos a todas as outras associações da nossa freguesia. Reparo que o clube os Matraquilhos tem a colaboração de todas as associações da nossa freguesia. Isto denota que é assim que temos de encaminhar o nosso futuro".

A segunda nota do autarca foi de estímulo e empenho para continuarem a trabalhar. "Sei que tem um grande projecto - uma sede própria. Já conversámos sobre esse projecto e esperamos que no futuro possamos ter condições para apoiar. Claro que da nossa parte faremos o que for possível, esperando também o apoio das outras entidades de quem depende esse apoio".

As palavras finais foram no sentido de dar força ao projecto, porque o mesmo "é meritório e é sem dúvida um trabalho que é necessário fazer para que a nossa freguesia siga em frente".

A última intervenção esteve a cargo do treinador Paulo Vieira que, após apresentar a respectiva equipa técnica e dar as boas vindas aos atletas, afirmou que "espero que sejamos uma grande família e no qual desejo incutir determinação, disciplina, pontualidade, boa-disposição, vontade de vencer e respeito pela camisola".

Matraquilhos 2007/2008

Assembleia-Geral: presidente - Luís Almeida, vice-presidente - Nuno Vieira, secretário - Rui Mendes.
Direcção: presidente - Sérgio Lima, vice-presidente - Paulo Vieira, secretário - Sandra Santos, tesoureiro - Gonçalo Valadão, vogais - Paula Vieira, Eduarda Sousa e Andreia Vieira.
Conselho Fiscal: presidente - Gil Puim, vice-presidente - Ricardo Mendes, secretário - Isabel Sousa.
Equipa Técnica: treinador - Paulo Vieira, treinador de guarda-redes - Ribeiro e Luís Leal. Massagista - Nuno Cordeiro.
Atletas: Armindo Cabral (Académico), Carlos Ferreira (Juventude Atlântico/Madeira), Carlos Garcia (Marítimo), Dércio (Belém), Emanuel Leal (Académico), Fernando Antunes (Casa do Povo das Doze Ribeiras), José Amaral (Altares), Marco Sousa (Académico), Major (Marítimo), Nuno Vieira (Belém), Pedro Tavares (Gonçalo Velho/Sta. Maria), Ricardo Martins (Académico), Ruben Lima (Belém), Sérgio Lima (Casa do Povo dos Altares) e Vítor (Belém).

domingo, 26 de agosto de 2007

HISTÓRIA DO MFC

“O sonho comanda a vida”

Podemos desta forma começar a história do Matraquilhos Futebol Clube, pois desde o dia 3 de Fevereiro de 1989, começou o sonho de três AMIGOS, nomeadamente, Sérgio, Luís e Paulo, todos residentes no Bairro Social, freguesia Terra-Chã – Angra do Heroísmo, onde eram conhecidos pelas alcunhas de, “Bilhica”, “Ferratini” e “Palhito”. Neste dia sentaram-se em casa do Paulo e, gravaram uma cassete de áudio, registando vários pontos dos seus sonhos e vivências até ao momento…Sendo que ficou bem assente a intenção de que um dia, iriam fundar um clube de futebol no nosso bairro.

Nos primeiros tempos éramos conhecidos pelos Traquinas da Bola, a suposta equipa do bairro de cima, onde organizávamos vários encontros de futebol com freguesias vizinhas, onde “arrastávamos” connosco, os rapazes da vizinhança para jogar; outros deslocavam-se simplesmente para assistir e estar na companhia dos seus amigos.

Passados alguns tempos já não só levávamos os rapazes do bairro de cima, mas sim de todo o bairro e restante freguesia, enfim era sempre uma tarde bem passada… As deslocações muitas das vezes, quando arranjávamos dinheiro, eram de “urbana”, quando não era possível, íamos a pé. O jogo terminava e a vitória sorria-nos, era sinónimo de festa na “mata” do Campo de Futebol da Casa do Povo da Terra Chã. Os que podiam traziam algo para as comemorações, havendo sempre lugar para as brincadeiras, próprias da nossa juventude. Sem dúvida era um dia de festa para a rapaziada. Por vezes a vitória não nos sorria, a festa era igual.

Num determinado torneio de futebol escolar, o Sérgio “Bilhica”, organizou a equipa da sua turma, atribuindo o nome de Matraquilhos Futebol Clube, tendo os seus comparsas, gostado da ideia e, daí em diante a nossa equipa ficou por Matraquilhos Futebol Clube.

O nosso primeiro “campo”…era na rua de todas as nossas brincadeiras, em frente à casa da Sr.ª Lurdes, o qual foi pintado com uma lata de tinta que o “Bilhica” arranjou dos restos das pinturas lá de casa. No chão podia ver-se bem inscrito e, para que todos pudessem ver MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE, enfim era o orgulho da criançada.

Durante muito tempo, organizaram, os já “tradicionais” jogos de futebol com as outras freguesias, torneios de ténis de mesa, provas de atletismo, caminhadas…

Com o passar dos anos e as vidas a tomar seu rumo, emprego, namoradas e posteriormente seus casamentos, a construção de suas casas; o sonho estagnou um pouco, pois era preciso reunir certas garantias para que seus sonhos, não fossem uma simples miragem, mas sim algo que os realizasse, com o seu clube.

Durante este “tempo de interregno”, com maior incidência nos últimos oito anos, Paulo e Sérgio têm organizado equipas e, participado em diversos torneios de Verão, sempre na modalidade de Futsal, com incursões em torneios tais como: Casa do Povo da Terra-Chã, Casa do Povo das Cinco Ribeiras, São Bartolomeu. Com sucesso em alguns, outro nem tanto, no entanto, o sonho permaneceu intacto, fundar o nosso clube.

2006, eis que estão reunidas as condições para que o tão almejado sonho arranque e, daí até hoje, foi pôr mão há obra, conversar com pessoas da nossa confiança, com objectivo de constituir os órgãos sociais, elaborar estatutos, emitir ofícios, criar ideias, conversar…Finalmente chega dia 24 de Novembro de 2006, pelas 17h00, as escrituras do clube, sem dúvida um dia para mais tarde recordar.

Decerto um ponto de viragem, agora começámos a “comandar o sonho”, pois já é uma realidade.

Em conclusão, queremos agradecer a todos os que sempre nos apoiaram e aos que já vestiram as cores do clube, em especial para os nossos pais, pela educação que nos deram e, agora às nossas esposas que nos apoiam e ajudam neste momento de significado especial para as nossas vidas… e

VIVA OS MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE