segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Faltou maturidade na ponta final"

Diário Insular | 22.Out.2012 | Daniel Costa

MATRAQUILHOS ESTEVE A GANHAR 2-0 AO QUINTA DOS LOMBOS, MAS...



Faltou maturidade na ponta final

MATRAQUILHOS ainda não pontuou na Segunda Divisão de Futsal

A formação da Terra Chã rubricou uma exibição com muito coração, mas, em fases determinantes do prélio, foi traída pela razão.

DANIEL COSTA | di

Grande expectativa em torno do Matraquilhos nesta primeira aventura do clube no segundo escalão do futsal nacional. Na segunda jornada, a equipa da Terra Chã revelou eficácia, uma vez que, logo no minuto inicial, abriu o ativo por Tiago Poim, quando o atleta terceirense embalou pela linha de fundo e fez passar a redondinha por entre as pernas de João Duarte.

Em vantagem, a equipa soube ser solidária, aguentando a pressão do adversário, espreitando o contragolpe, componente em que esteve astuta e diligente, conseguindo criar situações para dilatar o resultado, só que o guardião contrário mostrou acerto, tal como Nuno Cardoso que, sempre que foi chamado, transmitiu segurança.

O Matraquilhos dilataria o score através de uma grande jogada, onde a persistência e dinamismo de Fábio Raposo foram fundamentais, no acreditar e no ganhar de espaço na linha de fundo para o passe frontal direcionado a um colega que, vendo Toni livre, lateralizou para este finalizar.

Estava bem o Matraquilhos e até poderia ter melhorado essa performance em termos de resultado se tivesse sido assinalado um castigo máximo por evidente ajeitamento com o braço de Miguel Vaz que, contudo, passou impune.

Assim, com o prélio a caminhar a passos largos para o intervalo, num ápice, passou de uns hipotéticos três a zero para os dois a um, porque praticamente de seguida os continentais reduziriam, na sequência de um bico bem colocado de Ricardo Teixeira.

Se no arranque do segundo tempo a equipa continuou a ser eficaz defensivamente, deixou de o ser no ataque, pois não foi capaz de segurar a bola, optando algumas unidades por tentar fazer tudo no plano individual, esquecendo o coletivo.

Tal postura redundou numa maior dose de confiança do antagonista, que subiu no terreno e, como tal, pressionou mais. Neste contexto, com tanta opressão em cima, por muito acerto que tivesse, invariavelmente que mais tarde ou mais cedo o golo do rival acabaria por surgir, como aconteceu ao minuto seis com Ricardo Teixeira a bisar.

O Matraquilhos tentou reagir, mas continuou a desgastar energias preciosas no seu futsal demasiado personalizado, ao fazer transporte em vez de circulação de bola em bloco.

A ponta final ainda mexeu e animou com o terceiro golo dos locais, mas a maior maturidade e experiência dos continentais foram suficientes para operar a reviravolta.

Arbitragem: uma grande penalidade por sancionar, para além de um critério discutível.

Resultados da segunda rodada: Matraquilhos 3 - Quinta dos Lombos 5, Torpedos 3 - Albufeira 5, Belenenses 6 - AMSAC 6, Loures 1 - Vinhais 5, Vila Verde 5 - Portela 1, Burinhosa 8 - Rangel 2 e UP Venda Nova 2 - Amarense 2.

Classificação: 1.º Vila Verde 6 pontos, 2.º Vinhais 6, 3.º Belenenses 6, 4.º Quinta dos Lombos 6, 5.º Albufeira 6, 6.º Burinhosa 4, 7.º Loures 3, 8.º Amarense 2, 9.º UP Venda Nova 1, 10.º Matraquilhos 0, 11.º Torpedos 0, 12.º AMSAC 0, 13.º Portela 0, 14.º Rangel 0.

SEGUNDA DIVISÃO 2.ª JORNADA

Complexo Desportivo Tomás de Borba

Árbitros: Filipe Ferreira e Sérgio Silva (AFAH)

Cronometrista: Rui Martins

Ao intervalo:

2-1

MATRAQUILHOS 3

Nuno Cardoso (cap.)
Nelson Silva
Tércio
Tiago Poim
Fábio Raposo
Suplentes: Carlos Garcia, Paulo Areias, Armando Cabral, Ruben Saúde, Carlos Silva, Toni e Nelson Laranjo.

Treinador: Nuno Vieira.

QUINTA LOBOS 5

João Duarte
Pedro Sampaio (cap.)
David Batista
Miguel Vaz
Elson

Suplentes: José Trindade, Ricardo Teixeira, Diogo Bastos, Joaquim Correia, Paulo Fonseca e Tiago Nunes.

Treinador: Nuno Oliveira.

Disciplina: cartão amarelo para José Trindade (30m), Fábio Raposo (33m) e Toni (39m).
Marcadores: Tiago Poim (1m), Toni (10m), Ricardo Teixeira (19 e 26m), Nelson Silva (38m), José Trindade (38 e 39m) e Paulo Fonseca (39m).

Sem comentários: