segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Juventude de Leite mantém velho hábito"

Fonte: Diário Insular | 01.OUT.2012 | Crónica de Luís Almeida

FONTE BEM TENTOU, MAS MATRAQUILHOS CONTINUA SEM PERDER E ERGUE SUPERTAÇA

"Juventude de Leite mantém velho hábito"


MATRAQUILHOS supera Fonte do Bastardo na decisão da Supertaça de futsal

Jovem Luís Leite desbloqueia boa organização da Fonte do Bastardo e empurra MFC para a conquista da Supertaça. Matraquilhos continua imbatível.

LUÍS ALMEIDA | DI

"Duelo de campeões, o da Série Açores e o da Terceira, a encher as bancadas da Vitorino Nemésio no passado sábado. O Matraquilhos manteve a bitola e a invencibilidade, conquistando mais um troféu para a já extensa prateleira. No final, fica bem a Supertaça ao plantel de Nuno Vieira. E fica-lhe bem porque defrontou adversário digno, uma Fonte do Bastardo que se bateu com nobreza intocável.

A primeira-parte reuniu quase tudo e até teve golos, quando o nulo parecia ser mais teimoso do que o caráter competitivo das equipas. A Fonte colocou-se na frente aos 18 minutos, com Rui Moniz a não enjeitar um tiro de ouro da marca de grande-penalidade, após derrube cometido por Nuno Cardoso. O Matraquilhos voltou à luta a oito segundos do intervalo com um triângulo harmonioso: Tiago Puim para Fábio Raposo e este a cruzar para o toque de Nelson Silva.

Antes, doses industriais de entrega. Os da Terra Chã somaram domínio nos primeiros minutos, "roubando" depressa e prologando a posse. As mexidas beneficiaram os atos coletivos do cinco de Paulo Goulart, que, por Rui Moniz, Brian e Maka, aliou três excelentes ocasiões à boa solidez defensiva. Tiago Puim e Bruno Carreiro tentaram seduzir o perigo com remates compridos.

A segunda-parte manteve estes ingredientes e o futsal foi sendo cozinhado em ritmos de bom espetáculo. Três minutos e Rui Moniz, em contragolpe, queima oportunidade descarada. A cada lance cresceu a dúvida, entre uma ou outra promessa de ataque. Mas as estratégias mantiveram-se quase até final: os pupilos de Nuno Vieira mais capazes de assumir as despesas da partida com um bloco subido, mas, aqui e ali, com momentos de desequilíbrio nas transições defensivas; a Fonte do Bastardo motivada e altamente rigorosa na segurança, defendendo mais baixo e sem permitir espaços para surpresas desagradáveis.

Mas eis que surge Luís Leite. E a dúvida desvaneceu-se. Entrou com qualidade o jovem formado no Matraquilhos e, aos 33 minutos, furou pela direita, tabelou com Tiago Puim e voltou a servir o companheiro para a reviravolta. Claro que a música mudou. A Fonte apostou em notas mais arrojadas, com guarda-redes avançado nos últimos três minutos, mas foi Sucata a deitar fora as duas melhores situações de golo. Com 18 segundos para se jogar, muita emoção: estupenda defesa de Nuno Cardoso a segurar o troféu que, pouco depois, recebeu das mãos de Orlando Duarte.

A Supertaça não se decidiu pela arbitragem, apesar de um trabalho sofrível, principalmente devido ao excesso de omissões, a mais grave num lance na área da AJFB."

SUPERTAÇA FINAL

Pavilhão da Escola Vitorino Nemésio

Árbitros: Sérgio Silva e Filipe Ferreira (AFAH)

Cronometrista: José Silveira

Ao intervalo:

1-1

AJFB 1

Ricky

Maka

Rui Moniz

Tozé

Fábio Pereira (cap.)

Jogaram ainda: Rodrigo Toste, Álvaro Piedade, Cardoso e Brian.

Suplentes não utilizados: Liedson, João Vítor e João David.

Treinador: Paulo Goulart.

MATRAQUILHOS 2

Nuno Cardoso (cap.)

Rúben Saúde

Nelson Silva

Tiago Puim

Fábio Raposo

Jogaram ainda: Sucata, Nelson Laranjo, Tércio Perdigão, Luís Leite e Bruno Carreiro.

Suplentes não utilizados: Ricardo Martins e Bruno Machado.

Treinador: Nuno Vieira.

Disciplina: cartão amarelo para Tiago Puim (12m), Nuno Cardoso (18m), Fábio Pereira (19m) e Rodrigo Toste (32m).

Marcadores: Rui Moniz (18m), Nelson Silva (19m) e Tiago Puim (33m).

Sem comentários: