segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Esperança sem mais pontos por excesso de desperdício"

Diário Insular | Futsal | 4.Fev.2013

MATRAQUILHOS EMPATA NA RECEÇÃO AO VINHAIS DEPOIS DE CRIAR VÁRIAS SITUAÇÕES NA PRIMEIRA-PARTE PARA TER UM FINAL FELIZ

Esperança sem mais pontos
por excesso de desperdício


 MATRAQUILHOS contabiliza primeiro empate da temporada na Segunda Divisão

Matraquilhos mandão na primeira-parte ante o Vinhais, deixando fugir uma boa série de situações de golo. Fica um ponto de esperança.
LUÍS ALMEIDA |di

O futsal anda cá e lá. Quase incessantemente. Ora a bola ameaça fazer estragos numa das balizas, ora aparece na cara do golo, mas do outro lado. Saber viver neste vaivém é o segredo. Pelo meio, há quem faça questão de estar por cima. Correndo perigos, é certo, mas assumindo o desejo de vitória.
É bem verdade que o Vinhais se colocou na frente. Iam decorridos quatro minutos, mais segundo, menos segundo, obra de Paquete, após reposição de bola no vértice da linha de fundo. Mas isto não abalou a vontade do Matraquilhos: a de querer estar por cima do jogo.

E foi este o cenário durante quase toda a primeira-parte. Se é possível falar numa toada atacante, esta pertenceu aos pupilos de Nuno Vieira, que entraram atrevidos em campo. Sofreram aquele rombo, é certo, mas não se amedrontaram, criando velocidade, mobilidade e muitos embaraços para o capitão da baliza forasteira, Tiago Santos.

Os projetos de finalização foram vários e, em certos casos, faltou apenas isso: finalizar. Fábio Raposo foi o primeiro a querer contra-argumentar os atributos técnicos do adversário, inaugurando clara situação de golo. Festa que surgiu ainda antes da dezena de minutos, mérito do recém-entrado Carlos Rui, ele que se estreou em casa no regresso ao Matraquilhos.
Nas bancadas a esperança veste-se de amarelo e preto. Esta não é uma claque: é uma superclaque. O Vinhais foi sempre mais ponderado na abordagem a cada momento, sinal, também, de maior experiência. A bola voltou a parar e P. David voltou a tramar Nuno Cardoso. A claque insiste e o júnior José Domingues restabelece o empate a quarenta segundos do intervalo.

Já tinha sido assim um pouco antes do descanso e o arranque dos segundos 20 minutos foi como que uma troca de personalidades. O Matraquilhos foi, até aqui, altamente pressionante e o Vinhais reentrou com essa filosofia, obrigando o quarteto terceirense a recuar para fechar caminhos. Até que Tony, com forte estrondo, praticamente esmagou Dedé, que defendeu por instinto.

Depois os forasteiros chegaram à quinta falta, oferecendo a Fábio Raposo a primeira (de duas) oportunidade de livre direto. Esta era agora uma partida mais dividida. Sem muitas situações para marcar, mas suficientemente movimentada para desaconselhar desatenções. Os da Terra Chã, a espaços, optaram vezes demais pelos passes aéreos, favorecendo o enquadramento defensivo contrário, claramente mais beneficiado em termos de estatura.

Coincidências competitivas, foi mesmo um lançamento longo a fabricar jogada que prometia melhor sorte: bola alta para Tiago Poim, mas também muito alto o chapéu de Fábio Raposo. Logo depois foi Carlos Rui, à beira de voltar a ser feliz. Empate teimoso, o primeiro da época. Não era o que vinha a calhar, mas, frente ao quinto classificado da 2.ª Divisão de futsal, é sempre um ponto de esperança.

Arbitragem positiva tecnicamente, embora com protestos na disciplina, além da má decisão no último lance. Feio foi o mau comportamento dos jogadores no final.

2.ª DIVISÃO - 13.ª JORNADA

Pavilhão da Escola Tomás de Borba
Árbitros: Luís Ribeiro (AF Lisboa) e Sérgio Silva (AFAH)
Cronometrista: Artur Rodrigues (AFAH)

Ao intervalo:

2-2

Matraquilhos 2
Nuno Cardoso
Tony
Tércio Perdigão (cap.)
Fábio Raposo
José Domingues

SUPLENTES
Ricardo Martins (G.R.), Paulo Areias, Armindo Cabral, Carlos Silva, Luís Leite, Tiago Poim e Carlos Rui.

TREINADOR
Nuno Vieira.

Vinhais 2
Tiago Santos (cap.)
P. David
Carlos
Paquete
David Costa

SUPLENTES
Dedé, Marinho, Serginho, Filipe e Dudu.

TREINADOR
José Feijão.

Disciplina: cartão amarelo para Carlos Rui (17 e 39m), Serginho (25m), Paulo Areias (33 e 39m) e Dudu (39m). Cartão vermelho, por acumulação, para Carlos Rui (39m) e Paulo Areias (39m).

Marcadores: Paquete (4m), Carlos Rui (9m), P. David (17m) e José Domingues (19m).

Sem comentários: