quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Pavilhão desportivo são...obras por concretizar na Terra Chã por falta de apoios"

Artigo sobre a Terra-Chã no Jornal Diário Insular de 20.Fev.2013

"Tendo em conta que o atual Governo Regional está em funções há cerca de quatro meses, Rómulo Correia referiu que pretende insistir na necessidade de a Terra Chã de ter um lar de idosos e centro dia.
Por outro lado, o autarca lamenta que a freguesia da Terra Chã tenha sido preterida no que se refere à construção de um pavilhão desportivo quando estão previstos pelo menos três estruturas do género em freguesias do concelho de Angra do Heroísmo.

Segundo Rómulo Correia, mais de uma centena de crianças e jovens da Terra Chã praticam desporto e têm que se integrar em equipas que treinam fora da freguesia.

“Há crianças em jovens em idade escolar que para poderem praticar por exemplo futsal têm que o fazer fora da freguesia e muitas vezes chegam a casa depois das 23 horas”, afirmou." - Estes jovens são do Matraquilhos Futebol Clube e praticam Futsal Federado na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. A Terra-Chã é das freguesias no concelho de Angra com mais atletas a praticar Futsal.

Governo regional recusou apoio para obra em 2011

Terra Chã reivindica construção
de lar para cerca de 60 idosos

 
A construção de um centro de dia e lar de idosos bem como de um pavilhão desportivo são duas obras por concretizar na Terra Chã por falta de apoios.

"O presidente da Junta de Freguesia da Terra Chã, Rómulo Correia lamentou ontem que o Governo Regional tenha recusado apoiar a construção de um lar de idosos e centro de dia.

O processo referente à infraestrutura remonta ao final de 2009, quando a obra foi integrada no plano de atividades da Junta de Freguesia da Terra Chã, que desde essa altura passou a ser presidida por um autarca do PSD embora em minoria.

Em janeiro de 2011, a Junta de Freguesia da Terra Chã remeteu um ofício à direção regional de Solidariedade Social a solicitar apoio para a construção de um lar de idosos e centro de dia, mas aquele departamento do Governo Regional respondeu a obra não estava prevista no plano de investimentos da legislatura que terminou em outubro do ano passado.

A autarquia da Terra Chã justificou a necessidade de ser construído um lar de idosos e centro de dia com o facto de existirem na freguesia mais de três centenas de pessoas com mais de 60 anos de idade e que a infraestrutura poderia receber idosos de outras freguesias próximas como São Mateus ou São Bartolomeu.
Alerta para o facto de muitos desses idosos terem fracos recursos económicos e que poderão ser abandonados pelas famílias.

De acordo com Rómulo Correia, “faz sentido que uma freguesia como a Terra Chã tenha um lar de idosos ou centro de dia com condições mínimas, mas o que se verifica é que há outras mais pequenas e que são da mesma “cor” do Governo Regional que tiveram direito a esse tipo de infraestruturas”.

Tendo em conta que o atual Governo Regional está em funções há cerca de quatro meses, Rómulo Correia referiu que pretende insistir na necessidade de a Terra Chã de ter um lar de idosos e centro dia.
Por outro lado, o autarca lamenta que a freguesia da Terra Chã tenha sido preterida no que se refere à construção de um pavilhão desportivo quando estão previstos pelo menos três estruturas do género em freguesias do concelho de Angra do Heroísmo.

Segundo Rómulo Correia, mais de uma centena de crianças e jovens da Terra Chã praticam desporto e têm que se integrar em equipas que treinam fora da freguesia.

“Há crianças em jovens em idade escolar que para poderem praticar por exemplo futsal têm que o fazer fora da freguesia e muitas vezes chegam a casa depois das 23 horas”, afirmou.

Adiantou que “na campanha eleitoral para as autárquicas de 2009 a candidatura do PS prometeu que seria construído um pavilhão desportivo na Terra Chã no seu manifesto eleitoral”.

Nova cadeia

Por outro lado, Rómulo Correia admitiu que a abertura em breve de um estabelecimento prisional na freguesia está a causar alguma apreensão.

Para além das questões relacionadas com a segurança e privacidade dos moradores, o autarca da Terra Chã disse que ainda não se sabe ao certo quais as implicações sociais que essa situação irá trazer para a freguesia."

Sem comentários: