segunda-feira, 4 de março de 2013

"Agentes do futsal reúnem hoje à noite"

EM SÃO MATEUS

Agentes do futsal reúnem hoje à noite

Os agentes locais do futsal estão preocupados com o quadro vigente da modalidade, nomeadamente os cortes nos apoios oficiais que levaram ao cancelamento da participação açoriana em provas de índole nacional.

Neste contexto, está agendada para hoje, às 20:00, em S. Mateus, uma reunião aberta a todos os interessados, a qual obedece à seguinte ordem de trabalhos:

1.º Corte de apoios da AFAH às competições regionais e nacionais de futsal da formação.
2.º Regularidade e competitividade dos quadros competitivos regionais e nacionais dos escalões de formação.
3.º Criação da Associação Açoriana de Treinadores de Futsal.
4.º Realização do All-Star.

Segundo os organizadores, "quando se procura implementar o Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento do Futsal, consideramos que, dentro da nossa realidade, devemos discutir soluções para o desenvolvimento do futsal açoriano, pois as notícias de que a FPF já recebeu das Associações dos Açores a comunicação de que nenhum clube participará nas Taças Nacionais de seniores femininos e juniores A e B masculinos é um passo atrás".

AFAH
Por outro lado, aqui fica o comunicado que a AFAH fez chegar aos clubes:
"Depois de a FPF ter oficializado o calendário de provas para esta época em agosto, em janeiro contrariou esses mesmos agendamentos, antecipando as datas das Taças Nacionais e alterando os regulamentos.
Entretanto, a época 12/13 já tinha sido calendarizada pelas Associações Açorianas que se viram a braços com o problema. Para agravar ainda mais a situação, não podemos olvidar os sucessivos cortes orçamentais por parte dos contratos-programa emanados da DRD que, entre outras coisas, inviabilizam a participação de equipas locais nas taças nacionais.
Entenderam, então, as Associações de Horta e Ponta Delgada que não estavam reunidas as condições temporais e financeiras para a participação de equipas açorianas nessas competições nacionais, à semelhança do que tem acontecido com outras equipas/seleções nas duas modalidades que se praticam nas associações dos Açores.
Relembramos a época de profundos constrangimentos financeiros que tem vindo a limitar a nossa capacidade de intervenção, pois os recursos financeiros, que já não eram abundantes, considerando todas as atividades desenvolvidas, face a estes sucessivos cortes, ainda mais escassos se tornam, não tendo nós qualquer forma de os contornar".

Sem comentários: