sábado, 26 de janeiro de 2008

ENTREVISTA COM O TREINADOR PAULO VIEIRA

Num ano de estreia nas competições federativas da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e antes do início da segunda volta do Campeonato Futsal Ilha Terceira, consideramos importante saber o que vai na alma do mister matraquilhense.
Paulo Vieira, Treinador do Matraquilhos Futebol Clube

1 - O que o levou aceitar o desafio de treinar o clube na sua primeira época federada?

A razão pela qual aceitei este desafio, foi a realização de um sonho de criança, e a vontade de querer levar o emblema do Matraquilhos Futebol Clube aos quadros federativos da nossa Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

Além disso, o facto de orientar a equipa na sua 1ª época federada, foram desde logo duas razões que entusiasmaram-me em aceitar este grande desafio da minha vida.

Constituir e liderar uma equipa com um perfil de atletas que me satisfizesse em termos de juventude, humildade, agressividade, ambição, disciplina, enfim a sempre vontade de vencer, foi o objectivo a que me propus.

Com vontade de trabalhar, comecei a preparar a época na procura de atletas com o perfil pretendido pelo clube.

Formámos então, um plantel à imagem do Matraquilhos Futebol Clube ,com 13 grandes homens, tendo encontrado um grupo fantástico de atletas, muito unidos ,quer dentro ou fora de campo, sem dúvida constituí a minha segunda família.

2. Faça uma análise à época desportiva do MFC até ao momento...

Na minha opinião a época desportiva até ao momento tem sido um êxito.

Para um ano de estreia, o clube tem feito coisas fantásticas; a título de exemplo o empate na 1ª jornada, frente ao Campeão em titulo 2006-2007 a Fonte Bastardo.

Acima de tudo considero que o Matraquilhos tem-se apresentado com um nível de organização muito aceitável e, independentemente dos resultados tem sido um clube que em nosso crer é uma mais valia para o Futsal da Terceira, modalidade esta, que está em franco desenvolvimento.

3. Quais são as expectativas do MFC para a 2.ª volta do Campeonato Futsal Ilha Terceira?

Antevejo uma segunda volta do campeonato muito competitiva, devido ao bom nível de Futsal praticado pelas equipas adversárias.

Neste momento, as equipas conhecem-se muito melhor do que no início da competição, pelo que os jogos estão cada vez mais disputados e a conquista dos três pontos ainda mais difícil.

As expectativas para esta fase do campeonato é manter o nível apresentado até ao momento.

4. Quais as principais dificuldades sentidas na presente época 2007-2008?

Até ao momento a maior dificuldade tem sido o espaço de treino. Digo isto devido à dimensão do espaço, não querendo com esta opinião ser inconveniente com a instituição da Casa do Povo da Terra-Chã, à qual agradecemos e valorizamos a cedência deste espaço.

Contudo, mesmo nestas condições, os atletas têm demonstrado um empenho e força de vontade excepcional, diminuindo deveras esta nossa dificuldade.

Outro senão tem sido o horário dos jogos ,que ao longo da primeira volta deste campeonato, coincidiram quase sempre nas manhãs de Domingo, podendo o horário ser rotativo por todos os clubes.

Neste contexto, não quero ser injusto com a AFAH, pois reconheço a dificuldade coordenar/conciliar os pavilhões e a prática das diversas modalidades desportivas.

5. Qual a sua opinião sobre o apoio dos adeptos matraquilhenses que marcam presença nos pavilhões e qual o reflexo na equipa?

Continuem a apoiar o Matraquilhos Futebol Clube como o têm feito. Da minha parte vou retribuir todo o apoio e carinho recebido, com muito trabalho e dedicação, horando este grandioso emblema com conquistas.

O carácter com que apoiam a equipa, mesmo nos momentos em que estamos em desvantagem, é simplesmente fantástico.

O reflexo na equipa tem sido muito grande, com o apoio da nossa claque, sócios e simpatizantes, sem dúvida uma mais valia para todos nós.

6. Quais os objectivos e ambições futuras?

Os meus objectivos para o futuro são melhorar os meus conhecimentos a nivel do Futsal, principalmente técnico-táctico.

As minhas perspectivas e ambições para o futuro são de alcançar os objectivos propostos pela direcção. Trabalhando com muito empenho e dedicação ,procurando aproveitar ao máximo as potencialidades deste grupo de trabalho.

Quanto ao futuro gostaria de levar o Matraquilhos Futebol Clube a Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e a possibilidade de representar a nossa AFAH numa 3ª Divisão Nacional seria um feito Histórico para o MFC, seria o concretizar de mais um sonho da minha vida.

Matraquilhos Futebol Clube tem um grande grupo de trabalho e como acima referi uma verdadeira família.

Agradeço a todos o apoio que me tem dado, à direcção do clube, atletas e à minha família.

Matraquilhos…Para Além do Futsal

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Paulo Vieira,

Lendo a sua entrevista, veio - me ao pensamento o dito� N�o se fala de quem bem come�a mas de quem bem acaba�. Logicamente, eu , em completo desacordo com essa ideia, pelo que defendo, que se deve falar de quem bem come�a e ainda contrariando o referido dito, nada acaba.
Uma casa nunca acaba, um livro mesmo depois de escrito, n�o acaba, o trabalho de uma dona de casa nunca acaba�at� o Homem nunca acaba( acreditando na eternidade para quem acredita ou acreditando, na descend�ncia, como continuidade). Nada acaba!
O Paulo, est� a p�r de p� um sonho e tal como qualquer �obra� que se preze, alicer�ou-a j� e muito bem nos grandes valores humanos ( amizade, honestidade, vontade, disciplina e rigor t�cnico). Foi um bom come�o, � objectivo atingido e disso sou testemunho vivo.
O Paulo, tem ainda objectivos que, ao alcan�-los, a curto ou longo prazo, n�o ser�o nunca o fim, pois quem aposta na juventude, lan�a uma semente que n�o acaba, n�o morre.
O seu trabalho est� � vista, a sua vontade de progredir, de evoluir tecnicamente � louv�vel, toda a sua equipa � fant�stica e os seus objectivos, pelo seu valor, t�m j� adeptos e j� s�o nossos.
Fam�lia Matraquilhense � a semente lan�ada, criando j� ra�zes para a continuidade�
Parab�ns a toda a equipa.

Anónimo disse...

Paulo Vieira

Muito obrigado por todos estes elogios,srª Sócia nº29,contimuem a apoiar este clube em franco crescimento.

Muito obrigado

Anónimo disse...

Amigo de sempre, sabes que é com muita alegria emoção, que te vejo a treinar a equipa das nossas conversas de criança...
Tens tido o meu apoio em todos os momentos, bons e maus e sabes que comigo podes contar.
Gostei da forma como respondestes às perguntas, pois demonstras, maturidade, vontade em evoluir os teus conhecimentos, dando tudo que tens em prol da equipa
Com a tua vontade, aplicação e a tua forma de estar, já ganhaste a admiração respeito do grupo de trabalho, onde és visto como o líder do grupo e também o primeiro que podem brincar, pois esta “mistura” é essencial para a alegria do grupo.
Continua amigo, estou contigo, bem como a direcção. Exige sempre mais de ti pois para a tua formação como treinador é essencial e encontra na tua família o “refugio” para teres a força necessária para enfrentares o futuro, tanto a nível pessoal como desportivo, pois queremos fazer crescer este sonho.
Uma nota final, qualquer clube tem orgulho em ter uma sócia com a nossa n.º 29, obrigado.
Sérgio Lima