quinta-feira, 27 de março de 2008

ENTREVISTA COM "FutebolemPortugal"

Matraquilhos foi contactado pelo site Futebol em Portugal e numa perspectiva de divulgação do clube e consequentemente da modalidade Futsal, abaixo apresenta-se entrevista do Presidente Sérgio Lima. A direcção do clube, vem por este meio agradecer a forma como o Sr. Carlos Bonaparte nos abordou. Sem mais palavras, eis a entrevista:



MATRAQUILHOS FUTEBOL CLUBE

"Fomos à procura de saber qual o clube mais recente a surgir no panorama do futebol sénior português, e encontramos, na ilha Terceira, o Matraquilhos Futebol Clube. Entrevistado pelo FutebolemPortugal, o amável presidente Sr. Sérgio Lima, do Matraquilhos Futebol clube, contou-nos a história do mais recente clube de Futebol, neste caso, Futsal, a surgir no panorama do futebol português, a 24 de Novembro de 2006.

Cumprindo actualmente a sua primeira temporada sob a égide da AFAH, o clube disputa o campeonato de Futsal da ilha Terceira, tendo até, nos jogos disputados, sido aquilo que o FutebolemPortugal acreditou: uma possível promessa na modalidade. Actualmente têm cedência da Casa do Povo de Terra Chã, uma espécie de casa emprestada, que, todavia, não dispõe do espaço necessário para a realização de jogos. Contou-nos, Sérgio Lima, que o clube, como tantos outros, disputa os seus jogos em diversos pavilhões existentes na ilha.O clube vai apostar forte na modalidade de Futsal, contou-nos Nuno Vieira, outro dos integrantes do clube, que pretende, já no próximo ano, apostar na formação de jovens para a modalidade. Questionado sobre a eventualidade de apostar em Futebol de 11, Nuno Vieira respondeu-nos que possivelmente sim, mas só a longo prazo, e se as condições o permitirem.Partimos à descoberta deste novo clube, lamentando apenas a impossibilidade de uma deslocação à Terceira, para realizar a entrevista.

"P:Quando surgiu a ideia do Matraquilhos Futebol Clube?

R: O Matraquilhos Futebol Clube, para que se entenda é um sonho de algumas crianças, residentes no Bairro Social da Terra Chã, que devido à sua paixão pelo futebol e a forte amizade que nos ligava, onde organizávamos equipas para ir jogar contra as freguesias vizinhas, sendo sempre intenção de no futuro tornar este sonho no clube do nosso bairro.Pelo que com o desenrolar dos anos, essas crianças, já adultos, com as suas famílias constituídas, casas construídas, e as suas vidas a nível profissional estabilizadas, reuniram-se e acharam que estavam angariadas as condições de avançar com o nosso sonho/projecto.

P: E o nome como chegaram a este nome e porque acham ser o ideal?

R: Primeiramente quando nos organizávamos para ir jogar na nossa rua ou nas freguesias vizinhas, éramos conhecidos pelos Traquinas da Bola, posteriormente num torneio escolar um dos fundadores o Sérgio, inventou o nome de Matraquilhos Futebol Clube, para a equipa da sua turma, tendo os colegas gostado do nome tendo permanecido. É o ideal, porque desde crianças que temos este nome, e posteriormente ao longo dos tempos participamos em diversos torneios populares com este nome e a quando da nossa fundação achamos que o nome devia permanecer pois relembrava as nossas infâncias e as origens da ideia de fundar um clube, pelo que nesta fase não considerámos pertinente alterar o nome.

P: O clube tem algum objectivo traçado a curto, médio ou longo prazo?

A curto prazo queremos “cimentar” a nossa posição no panorama desportivo e social, no seio que estamos inseridos, com a participação das nossas equipas nos campeonatos de ilha, quanto a nível social a realização de vários eventos abordando os graves problemas sociais da nossa comunidade, mais propriamente o Bairro onde crescemos. A médio e longo prazo, apostar fortemente na Formação de Atletas, com o intuito de os encaminhar no dia a dia, tanto a nível escolar, familiar e social. A longo prazo e já com projectos em curso, munir o clube com sede social e pavilhão desportivo, onde seria sem duvida um aliciante para cativar a juventude para a prática desportiva.

P: Ja disputaram algum campeonato ou participaram em alguma competição oficial ?

O clube foi fundado em 24 de Novembro de 2006, pelo que iniciamos a nossa actividade a nível associativo. Na presente época desportiva 2007-2008,estreamo-nos no Campeonato de Seniores da Ilha Terceira, em Futsal, sob a alçada da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Antes da nossa filiação temos um grande historial a nível de participação em Torneios Populares, bem como já organizamos 3 torneios de Futsal, tanto em masculinos como femininos."

Sérgio Lima fica para a história do Matraquilhos Futebol Clube, como sendo o primeiro presidente, e Paulo Vieira o Vice Presidente. Actualmente, o clube tem um blog onde disponibiliza todas as informações sobre os jogos e o clube. Poderá acompanhar jornada a jornada, a par e paço, o nascer e crescer deste clube que acreditamos ser, futuramente, um clube com nome e história no Futsal português. Basta aceder ao blog oficial do clube em MatraquilhosFutebolClube.Blogspot.com

Para terminar, deixamos as nossas felicitações ao clube, e votos de boa sorte! Para mais tarde recordar, os primeiros jogadores a participar numa competição oficial, a comando de Paulo Vieira, treinador actual do clube

1. Ricardo Martins
2. Sérgio Lima
3. Marco Sousa
6. Paulo Pimentel
7. César Costa
8. Armindo Cabral
9. Ruben Lima
10. Emanuel Leal
11. Pedro Tavares
12. Carlos Garcia
13. Nuno Vieira
16. Carlos Ferreira
17. Zézinho
Director: Ribeiro

Carlos Bonaparte , 27-03-2008 às 05:20

Notas Finais: A partir de Agosto deste ano acompanhe este e outros clubes em FutsalemPortugal.do.sapo.pt"

1 comentário:

Anónimo disse...

Vejo-me perante um trabalho que, sem sombra de dúvida, vem dar jus ao slogan “Para além do Futsal…” e que nos transporta, realmente, para muito além de quatro linhas.
O surgimento deste blogue é a sua confirmação, através da tão bem conseguida funcionalidade,
informação e inovação.
Na verdade há imensas ideias simples que colocamos em prática e que nos permitem dar a entender e
a obter aquilo que queremos.Para o seu sucesso é preciso trabalhar solitariamente ou em equipa.
Consciente, admiro-o, pois transborda de engenho e arte, resultado visível, de muito empenho, força de vontade e dedicação.

Quem sabe, procura.Quem procura, acredita. Quem acredita, consegue. Quem consegue, já está (mostram-nos as evidencias) para além do Futsal.
A si, boa sorte no futuro e ACREDITA.

a nº29