quinta-feira, 30 de outubro de 2008

FESTA DA CASTANHA 2008

A 18.ª edição da Festa da Castanha decorrerá no dia 31 Outubro 2008, no largo da igreja da Terra-Chã.

Entre as diversas entidades representadas na comemoração da promoção da "castanha viana como fruto típico da freguesia" e à semelhança do ano anterior, estará também o Matraquilhos Futebol Clube.

Neste contexto, a Direcção MFC, convida atletas, equipas técnicas, sócios e simpatizantes a participar nesta festa de âmbito cultural, apoiando desta forma o nosso clube.

MA-TRA-QUI-LHOS!!!

MFC PERDE 3 PONTOS


3.ª Jornada Campeontato Ilha Terceira Futsal
Matraquilhos 2 - 5 C. Ribeira

Com um resultado de 2 – 5, os pupilos da Terra-Chã sofreram a primeira derrota no campeonato. Para quem vive o espírito matraquilhense, decerto foi um dia menos feliz.

Contudo a atitude demonstrada pelos matrecos eleva-nos o respeito e orgulho que temos pelos nossos atletas. Deixaram o coração em campo e, desenvolveram um Futsal sem preconceitos e de um teor atacante invejável, quem joga assim merece vitórias, conquanto o desporto vive de resultados e neste caso a Casa Ribeira saiu vencedora deste desafio, sem contestações.

Ao longo das várias crónicas ou o que quer que seja, jamais manifestei o meu desagrado perante situações ocorridas nos pavilhões, mas este fim-de-semana assisti a uma claque que não estava no pavilhão para apoiar a sua equipa, mas sim para destabilizar e provocar os restantes.

Materializando em palavras, dizer “chupa” aos atletas, não vos dignifica em nada senhoras, pois vossos familiares, em situações futuras poderão estar na posição de derrotados e, certamente não se sentirão bem ao ouvir tais palavras…o respeito mútuo é bonito e dignifica a modalidade...

Considerando este, um espaço de conforto e partilha da FAMÍLIA MATRAQUILHENSE, apenas peço aos nossos atletas que levantem a moral e, felizmente assisti a isso no treino de ontem. É um orgulho ter-vos no nosso plantel.

Uma sempre necessária palavra de apreço às nossas queridas “MATRAQUILHAS”, pois numa jornada em que o resultado não nos sorriu, mantiveram-se ao lado da equipa e num apoio constante. Na qualidade de membro da Direcção MFC, manifesto o meu apreço e respeito pelo vosso carinho demonstrado à nossa equipa. Vocês são invejáveis.

Matraquilhos unidos, na alegria das vitórias e na tristeza das derrotas, pelo que a dignidade do nosso emblema mantém-se intacta.


MA-TRA-QUI-LHOS!!!
Ass: "Nuno Vieira, Matraquilho desde pequenino e assim continuarei..."

domingo, 12 de outubro de 2008

O "ROUPEIRO"

Para quem conhece a freguesia da Terra-Chã inevitavelmente conhecerá o senhor João Inácio, mais conhecido pelo o "Mudo".

De facto é com orgulho que o apresentamos aqui neste espaço da família matraquilhense, aliás a foto assim o confirma e é com alegria que o vemos na nossa companhia.

Não é alheio ao fenómeno desportivo a existência nos clubes de pessoas com carácter simbólico, a título de exemplo temos o roupeiro do Sporting Clube Portugal, o Paulinho que é acarinhado por todos.

João Inácio desde o início da presente temporada representa a camisola MFC e tem a seu cargo a responsabilidade de assegurar a lavagem dos equipamentos das várias equipas matraquilhenses.

À semelhança do exemplo que demos, vemos no "Mudo" mais um membro da família matraquilhense e neste espaço queremos, além de dar-lhe as boas vindas, o agradecimento pela dedicação e empenho demonstrado até ao momento, podemos afirmar que é com vaidade que o vemos vestir a nossa camisola.

É de salientar um cada vez mais Matraquilhos...Para Além do Futsal
MA-TRA-QUI-LHOS!!!

sábado, 11 de outubro de 2008

MFC INICIA A VENCER

1.ª Jornada Campeonato Futsal Ilha Terceira

S.Sebastião 1 - 6 Matraquilhos
Matraquilhos iniciou hoje na Fonte Bastardo a sua caminhada no Campeonato Futsal, frente a S.Sebastião.
Aos pupilos comandados por Paulo Vieira e António Rocha competia dar continuidade à saga de vitórias alcançadas na semana anterior e somar os primeiros três pontos.

Assim veio acontecer e num desafio nem sempre bem jogado MFC levou de vencido o adversário por um expressivo 1 - 6.

MFC iniciou a partida com Miguel a Guarda-Redes, Juca Ala Direita, Perreira Fixo, Ficher Ala Esquerda e Carlos Ferreira a Pivot.

Ficher inaugurou a partida e deu a primeira alegria aos adeptos matraquilhenses que marcavam presença no pavilhão.
Ficher viria novamente ampliar a vantagem, após Fortuna não segurar uma bola vinda dos pés do irrequieto Juca e 2 - 0 para os matrecos.

Nesta fase pudemos afirmar que o jogo não estava muito bem jogado, mas a verdade é que o MFC finalizava e isso dava-lhe a vantagem no resultado.

Em relação às matraquilhas é um prazer vê-las apoiar a equipa e esta a corresponder, é a harmonia da família matraquilhense dentro e fora das quatro linhas.
Numa fase em que o MFC descansava na vantagem obtida, o resultado viria a sofrer nova alteração quando Juca na esquerda, descobre Ficher sozinho na direita, este sem rodeios atirou para o seu hat-trick. Saímo para intervalo ao som dos cânticos das matraquilhas e vencer por 3 golos de vantagem.
Logo no início da segunda parte, Paulo a passe de Ficher, estreou-se a marcar com a camisola MFC e efusivamente dedicou-o ao mister Paulo. Bem miúdo!!!
S.Sebastião reduziu para 1 - 4. Os matrecos não se fizeram rogados e através de um livre do meio da rua, Emanuel disparou um fuzilo que só parou no fundo das redes sebastianenses.
A 1 minuto do final Pedro em movimento característico rodou sobre o adversário e assistiu Armindo para o último golo da noite para os pupilos da Terra-Chã.
Desta forma o Matraquilhos alcançou os primeiros três pontos num campeonato longo, mas que esperamos risonho.

A registar o grito matraquilhense:

MA-TRA-QUI-LHOS!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

VITÓRIA NO TORNEIO ABERTURA

Final Torneio Abertura Seniores Masculinos - Futsal

Matraquilhos 2 - 1 Biscoitos
Matraquilhos disputou hoje na Vitorino Nemésio a sua primeira grande final numa competição federada.

O entusiasmo e ansiedade; característico destes desafios estava patente. Contudo a moldura humana MFC, começou a fazer-se sentir logo na fase de aquecimento. Para não esquecer, regista-se o ambiente familiar que se vivia nas bancadas.

Paulo Vieira e António Rocha fizeram alinhar o seguinte cinco inicial: Guarda-Redes Miguel (Escova), Fixo Zézinho, Ala Direito Emanuel, Ala Esquerdo Ficher, Pivot Armindo.

Na primeira parte, Matraquilhos apresentou-se com o Futsal que lhe é característico, bola a passar de pé para pé, com movimentações a procurar desiquilíbrios no adversário. Por sua vez, o Biscoitos apresentou um Futsal directo a procurar o pivot Tiago e a procurar a velocidade de Fábio e João Aguiar em saídas rápidas para o ataque.

A peleja estava equilibrada e com o nulo a manter-se, quando a 8 minutos do final da primeira parte o MFC atingiu as 5 faltas. Neste contexto, a postura defensiva tornou-se complexa, pois uma falta colocaria a bola na marca dos 10 metros.

Assim veio a acontercer, conquanto Escova em grande plano efectou uma excelente defesa e manteve o resultado a zeros.

No que se refere à segunda parte e à semelhança da noite anterior, os matrecos apresentaram-se em campo com uma atitude de excelência e gara evidente.

Num momento de inspiração individual de Ficher que com classe e elegância fez a bola passar entre as pernas do adversário, e à entrada da área procurou a felicidade num remate cruzado que só acabou no fundo das redes, Golo!!!

Empulgaram-se as hostes matraquilhenses com este golo de belo efeito, quando minutos depois e após recuperação de Fábio que assiste Ferreira; este tira o adversário da frente e fez a redondinha chegar às redes dos nortenhos pela segunda vez, 2 - 0 e um início de segunda parte empolgante.

Com apenas 5 minutos de jogo decorridos o Biscoitos reduziu para 2 -1.

Até final da partida, pudemos afirmar que os nervos, ansiedade e todas as emoções relacionadas com a agitação de uma final foram uma constante, sendo que o resultado não sofreu alterações e o Matraquilhos Futebol Clube sagrou-se Vencedor do Torneio de Abertura Seniores Masculinos - Futsal. Competição esta sob a égide da Associação Futebol Angra do Heroísmo.

Desta forma MFC obteve a sua primeira VITÓRIA numa competição federada, a qual nos orgulhamos pelo trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido pela família matraquilhense, sendo que este título a todos vós pertence.

Para mais tarde recordar abaixo apresentamos os momentos da grande final:




Em nome da Direcção do Matraquilhos, damos os parabéns à equipa técnica, atletas e sem dúvida à claque que constantemente nos apoia.

Aos atletas que são os verdadeiros artistas e que dão brilho ao nosso projecto, apelamos que continuem a representar com orgulho este emblema e que em cada jogo que se avizinha façam uma final e mantenham a atitude digna demonstrada nesta prova.

Para a história e para um dia recordar, regista-se de seguida os Vencedores do Torneio Abertura Futsal 2008/2009:

Presidente: Sérgio Lima
Equipa Técnica: Paulo Vieira e António Rocha
Directores: Nuno Vieira e João Ribeiro
Roupeiro: João Inácio "Mudo"

Atletas:
Ricardo Martins
Fábio Pereira
Cláudio (Tractor)
Paulo Simão
Duarte Alves
Flávio Ficher
João Mamede (Juca)
Armindo Cabral
Marco Sousa
Emanuel Leal
Pedro Tavares
Carlos Garcia
Carlos Ferreira
Zézinho
Miguel (Escova)

A registar o grito final:
MA-TRA-QUI-LHOS!!!

domingo, 5 de outubro de 2008

MATRAQUILHOS PASSA À FINAL

Meias-Finais Torneio Abertura Seniores Futsal
Matraquilhos 6 - 3 Santa Bárbara
MFC alinhou com o seguinte cinco: Guarda-Redes Carlos, Fixo Ficher, Ala Esquerdo Emanuel, Ala Direito Juca, Pivot Armindo.

Assistiu-se a uns minutos iniciais com as equipas a estudar o Futsal adversário e a priveligiar a pose de bola.

O jogo mantinha-se na mesma toada, quando no pavilhão da Básica de Angra começou a entoar-se os cânticos matraquilhenses, em causa estava o apuramento para a Final do Torneio de Abertura Futsal.
Numa falha de passe na transição defesa-ataque, o N.º 10 barbarense isolou-se e, num remate em bico bateu Carlos pela primeira vez, contudo o entusiasmo e apoio das matraquilhas à equipa mantinha-se. De facto uma claque incansável no apoio aos matrecos, registe-se.

Novo calafrio para as hostes matraquilhenses, quando o adversário aproveitou falha defensiva e obteve dois golos de vantagem para Sta. Bárbara.

Mesmo a perder as matraquilhas mantinham a alegria que lhes é característica.

Embalados por todo este apoio, os homens da Terra-Chã, reduziram através de Cláudio que após recuperação de bola a meio campo progrediu pela direita e num remate cruzado fez o 1 - 2.
A igualdade no marcador, surgiu através de Zézinho, na conversão de um livre da 10 metros, claro está e como é seu hábito dedicou-o ao público que marcava presença nas bancadas.
Resultado ao intervalo 2 -2.

Nos minutos iniciais e, novamente com Cláudio como protagonista do lance; recuperação de bola na ala esquerda e num remate ao ângulo contrário, fuzilou para o 3 - 2. Era a reviravolta no resultado e o Matraquilhos a entrar com muita personalidade e atitude na 2.ª parte.
A turma de Paulo Vieira empolgou-se e Zézinho aumentou a vantagem matraquilhense após receber um passe volei de belo efeito do capitão Armindo.Claro está, as matraquilhas não davam descanso e faziam sentir nas bancadas o entusiasmo MFC.
Sta. Barbara reduziu num lance dúbio, que poderia ter resultado num livre directo do MFC, mas Juca na passada introduziu a bola na baliza. 4 - 3 era o que se registava no marcador.
Os barbarenses após o golo cresceram e tiveram em Cabô a principal referência atacante.

No entanto, o guardião Ricardo por diversas vezes travou o imputo adversário e manteve a vantagem dos pupilos da Terra-Chã.
4 - 3 era o resultado; a ansiedade e nervos eram por demais evidentes nesta fase.

Estava o jogo rasgadinho e após Ficher sofrer falta na zona do meio campo, Zézinho fez o 5 -3. O êxtase matraquilhense e a eminência de marcar presença na Final era indiscutível.

O resultado fechou-se em 6 -3, com Pedrinho num lance de raça e atitude, a rodopiar sobre um adversário e levando o lance até ao fim bizou na partida e deu mais motivos de festa para o Matraquilhos.
Uma segunda parte de excelente atitude, permitiu ao MFC levar de vencido um adversário de respeito e valor. Em termos de conslusão, o Matraquilhos Futebol Clube, disputará amanhã a sua primeira grande Final numa competição federada.
Pela atitude e empenho, os sinceros parabéns aos nossos atletas que orgulhosamente representam a camisola MFC.

MA-TRA-QUI-LHOS!!!