segunda-feira, 10 de novembro de 2008

COMANDAR O SONHO

Fonte: Diário Insular
Reportagem: Luís Almeida
Fotografia: António Araújo

"Conquistou o Torneio de Abertura, naquela que é apenas a sua segunda época enquanto treinador de Futsal. Paulo Vieira comanda a equipa do Matraquilhos Futebol Clube: um sonho tornado realidade. Sem ambições desmedidas, mas com vontade de crescer."
"Lá diz o poeta que o sonho comanda a vida, mas quantos terão a felicidade de comandar o sonho? Fazer acontecer, mesmo que o sonho venha das profundezas da adolescência. Pensamentos repescados das memórias de infância e tranformadas em projecto de vida. Ideias nascidas por entre alguns pontapés no alcatrão, hoje tornadas realidade. Sim, porque há sonhos que se concretizam...
Foi no despertar deste sonho que Paulo Vieira descubriu o futsal. As maluquices de miúdo - formar, um dia, um clube - são actualmente uma grande responsabilidade na vida do jovem treinador e de toda a direcção da colectividade. Passados dois anos desde a formação do Matraquilhos Futebol Clube, muito do que alimentou o sonho já é motivo de reconhecimento no seio da modalidade.
Paulo Vieira é quem comanda técnica e tacticamente todo este projecto. Salienta que assumiu esta missão com o intuito claro de "valorizar o conceito de "família matraquilhense", reforçando aspectos como amizade, união e fair-play. No fundo, mais do que as vitórias, fomentar um espírito de grupo forte, capaz de acompanhar as matrizes com o clube se rege, que vão muito para além do futsal".

No entanto, não obstante a humildade com que o grupo encara a presente temporada nas provas sob a égide da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Paulo Vieira confessa que a ambição é uma "qualidade importante e o sucesso de qualquer equipa també reside, logicamente, na sua capacidade de produzir resultados positivos. Sou ambicioso e quero que os meus jogadores também o sejam, embora sem nunca perdermos a consciência da nossa realidade".

Depois do quinto lugar na época passada - uma classificação que os responsáveis do Matraquilhos consideram altamente elogiável em ano de estreia - Paulo Vieira festejou o seu primeiro título no arranque da competição para 2008/2009, conquistando o Torneio de Abertura frente à formação dos Biscoitos. "Um momento de enorme satisfação", frisa o técnico, ao mesmo tempo que enaltece a vitória no Torneio Nacional de Futsal Feminino, frente a equipas do Faial, Pico e Algarve.

Não obstante o gosto que já ganhou pelo futsal, Paulo Vieira assume que a sua primeira grande paixão foi o futebol. Aliás, foi precisamente no desporto-rei que se estreou na pele de treinador, uma experiência que abraçou durante alguns anos. Ao completar 18 anos, orientou as camadas jovens do Grupo Desportivo de Belém, numa ligação que durou cinco épocas. Em 1997 cumpre o Curso de Treinador de Nível I e ainda trabalhou no Sport Clube Barreiro e no Marítimos de S.Mateus, sempre junto das camadas jovens.

Formação que é uma das principais novidades do Matraquilhos para a presente época, além do sector feminino. Paulo Vieira também assume responsabilidades nestes capítulos e refere que se trata de um trabalho "extremamente motivante. É imperioso dotar o clube de um nível de formação que possa permitir perspectivas sólidas de futuro".

Com o curso de Nível I concluído na época passada, Paulo Vieira inicia somente o seu segundo ano enquanto treinador de futsal, num défice de experiência que pretende ver atenuado com "o apoio de todos, desde os jogadores à direcção. Consolidar o projecto do Matraquilhos Futebol Clube tem sido uma missão árdua, mas é com enorme alegria que vemos o clube crescer de forma sustentável. Aqui está a concretização do nosso sonho", conclui."

MA-TRA-QUI-LHOS!!!


Sem comentários: